• Matéria: Geografia
  • Autor: kaikymedeiros13579
  • Perguntado 7 anos atrás

como eram feitos os mapas no período do renascimento logo após a idade média ?​

Respostas

respondido por: micheleblasiusmichel
3

Resposta:

A corografia medieval — vale dizer, a representação em mapa de uma pequena parcela do mundo — foi marcada por características singulares. As cartas medievais seguem um padrão bastante significativo. Quase todas são circulares, desenhadas segundo o modelo TO, através do qual o artista buscava objetivar o mundo conhecido — Europa, Ásia e África — como uma massa compacta, sendo os três mundos separados apenas por massas de água que eram então representadas como rios: o Mediterrâneo, o Nilo e o Don. Ao centro do mapa, a Jerusalém terrestre, perdida para os muçulmanos. A Europa, continente povoado pelo pálido Jafé, primogênito de Noé, pode ser encontrada no terceiro quadrante, sendo a cidade de Roma geralmente representada como uma fortaleza bélica.

        Seguindo no sentido horário, no segundo e no primeiro quadrantes encontra-se a Ásia, região dos filhos de Sem, netos de Noé, localizando-se Jerusalém ao centro, à beira do mar Negro, e o Paraíso Terrestre ao topo, tão longe dos homens quanto poderia estar, perdido pelo pecado original. A arca de Noé aparece perto da Torre de Babel, entre a Ásia e a África. No quarto quadrante aparece o continente negro e monstruoso, a África, povoado por Ham, o mais moreno dos filhos de Noé. Neste continente figuram elefantes, dragões, monstros e ainda, como um oásis de cristandade em meio aos infiéis, o reino do lendário Preste João, hoje conhecido como Etiópia.

       TO, Orbis Terrarum. A nomenclatura TO sugere o Cristo crucificado (T) e o oceano (O) que circunscreve todo o orbe. Além disso, o mundo terreno se representa por suas iniciais, T e O, de acordo com o modelo etimológico que Isidoro de Sevilha defende ardentemente: cada coisa deve ser representada por um nome que contenha sua essência. Além de ensinamentos bíblicos, de teorias acerca do homem enquanto microcosmo e acerca do espaço terreno plano e discóide, a corografia medieval se caracteriza pela beleza dos ideogramas e pictogramas que fogem, e muito, à realidade.

Explicação:

Perguntas similares