11- Diferencie a Economia do modo de Produção(Socialista Planificada) e a do Modo de Produção Capitalista (de Mercado):
12- Caracterize a Guerra fria:
13- Elabore um gráfico representando as Zonas Climáticas da Terra:
Respostas
11. A produção caracterizada como Socialista Planificada compreende método e meio de produção onde os meios de produção são propriedade do Estado; e a atividade econômica é controlada por uma autoridade central.
Já a produção capitalista tem como base o livre mercado e a livre concorrência, onde os meios de produção não são controlados pelo Estado, mas sim, independentes.
12. A guerra fria foi período marcado por disputas ideológicas e guerras indiretamente financiadas pelas potências: Estados Unidos e União Soviética.
13. O desenho que apresenta as zonas climáticas da terra está anexo.
Resposta:
logo abaixo
Explicação:
Economia planificada, também chamada de economia centralizada, é um modelo econômico que defende o controle do Estado sobre a economia. Esse modelo ficou conhecido após sua aplicação durante mais de 70 anos na extinta União Soviética.
Na economia centralizada, a maioria das empresas que atuam na economia é estatal, ou seja, pertence ao Estado. Ao contrário do que acontece na economia de mercado, a lei da oferta e da procura não dita as leis do comércio, o governo toma as decisões. Assim, um produto que esteja em falta não sofre com o aumento e, do mesmo modo, um produto que esteja acumulado não sofre reduções.
Assim, as lógicas e estratégias de mercado seguem a elaboração de planos. Esses planos, que na União Soviética eram chamados de “planos quinquenais”, têm a função de desvendar e resolver os problemas e fragilidades da economia. Outro objetivo é conter o desemprego, através da ampliação do setor produtivo.
Com a planificação da economia, seria possível o controle da problemática da distribuição de renda, pois todos teriam emprego e salários que não seriam suficientes para a acumulação, mas que permitiriam a manutenção dos custos de vida na sociedade.
Atualmente, apenas Cuba, Coreia do Norte, Vietnã e Mianmar adotam a planificação da economia. O declínio desse modelo está ligado ao fim da URSS e às sanções impostas pelos países capitalistas, liderados pelos Estados Unidos, contra aqueles países que aderem à economia planificada. Outro motivo é o alto índice de burocratização, visto que todas as ações comerciais são controladas pelo Estado, o que desfavorece a dinamização e o desenvolvimento, além de contribuir para o aumento da corrupção.
Além disso, em todos os países que adotaram a economia planificada, observou-se a formação de uma classe dominante, atrelada ao Estado, que detinha maiores e melhores privilégios sociais que eram pagos à custa da grande parcela da população, o que também ocorre na economia de mercado.