Após quatro semanas de protesto, Chile mudará Constituição herdada da ditadura
Um mês depois da eclosão de protestos por avanços sociais, congressistas do Chile concluíram um acordo que vai dar início ao processo para a redação de uma nova Constituição, uma das principais demandas das manifestações que tomam as ruas do país. O acerto só foi obtido às 2h30 da madrugada desta sexta-feira, após uma autêntica maratona de negociações entre representantes de quase todas as siglas do Parlamento, da direita à esquerda.
A notícia de jornal se refere ao momento atual do Chile, marcado por grandes manifestações sociais que reivindicam transformações políticas, econômicas e sociais, através da elaboração de uma nova Constituição para o país.
Os acontecimentos no Chile demonstram a importância:
A
dos ideais iluministas, que defendem o Estado laico para combater os séculos de intolerância religiosa.
B
do equilíbrio entre os três poderes, para garantir o funcionamento de um regime democrático em um país.
C
da participação política da população, que está lutando para estabelecer uma Constituição que atenda aos seus interesses.
D
da garantia do ensino público no país, porque contribuiu para a conscientização da população sobre a influência dos ideais iluministas.
E
da imprensa na mobilização da população contra o fim do ensino público e de outros direitos sociais garantidos pela Constituição atual
Respostas
respondido por:
12
da participação política da população, que está lutando para estabelecer uma Constituição que atenda aos seus interesses.
espero ter ajudado
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás