O que é possível perceber no documento chamado códice Mendoza e quais elementos presentes neles referem-se à história dos astecas?
Respostas
Resposta:O Códice Mendoza (ou Códice Mendocino ou Codex Mendoza) é um códice asteca colonial,[1] datado da década de 1540 em papel europeu. Posterior à Conquista do México, foi pintado por escribas astecas, que usaram o formato pictórico e iconográfico antigo. Após ser pintado, um escriba adicionou descrições escritas em castelhano.
É assim chamado porque foi encomendado pelo primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza, que desempenhou o seu cargo de 1535 a 1550, para enviar a Carlos I informações sobre os astecas. Provavelmente as suas fontes foram vários códices originais copiados por tlacuilos (pintores de códices) embora alguma das suas partes possa ser obra original dos indígenas especialistas nesta atividade.
Explicação:
Resposta:
Boa noite,
Kaksaaa
A resposta para a questão solicitada é:
CODEX MENDONZA:
Foi encomendado pelo primeiro vice-rei da Nova Espanha, Antonio de Mendoza (1490/1552), é um códice asteca colonial datado da década de 1540 em papel europeu, constituído por 71 folhas e dividido em três partes:
Secção I (16 páginas): narra a história oficial dos astecas de 1325 a 1521.
Secção II (39 páginas): mostram os tributos (altepetl) submetidos ao domínio asteca e suas tributações.
Secção III (16 páginas): desenhos dos aspectos da vida cotidiana asteca.
O Instituto Nacional de Antropologia e História do México, disponibiliza uma versão digital do manuscrito.
“O tempo investido em estudos nos ajuda a definir a vitória sobre nossas batalhas”. Helgir Girodo.