A Filosofia, como conhecemos hoje, ou seja, no sentido de um conhecimento racional e sistemático, foi uma atividade que,
segundo se defende na história da filosofia, iniciou na Grécia Antiga. Defende-se isso a partir do entendimento de que a algumas
condições históricos contribuíram para uma investigação racional.
Essas condições eram:
a) invenção da poesia , religião grega e condições ambientais.
b) viagens marítimas, invenção da moeda e do calendário.
c) viagens marítimas, invenção do mito e da religião
d) poesia grega, matemática grega e cristianismo.
e) descoberta do fogo e da pedra polida.
Respostas
Resposta:
Explicação:
C
As viagens marítimas e a invenção do mito e da religião são alguns fatores que contaram para o surgimento da filosofia como conhecimento racional e sistemático. Logo, a alternativa C está correta.
A filosofia nasce na região da Jônia com os filósofos de Mileto, chamados de pré-socráticos. O primeiro e mais famoso destes filósofos foi Tales.
A principal preocupação destes filósofos era a investigação racional - não mitológica - da natureza e de suas transformações em busca de um princípio originário.
Os filósofos de Mileto buscavam uma explicação racional para a existência do mundo com base em um único princípio.
Os pré-socráticos, observando a Physis (a natureza e suas transformações), buscavam, por meio do Logos (a tentativa racional de apreensão e expressão, distinta da crença e do rito mítico) estabelecer um princípio originário para o mundo (Arkhé).
- Para Tales, por exemplo, era a água
- Para Anaximandro, era o que ele chamava de Apeiron (indeterminado, ilimitado e infinito)
- Para Anaxímenes, era o ar.
Por meio do Logos (capacidade racional de apreensão e expressão), Tales, por exemplo, olhará a Physis (natureza, em um sentido bem amplo) e buscará uma Arché (princípio) para explicar sua constituição.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/39013888