• Matéria: Física
  • Autor: kelen0102
  • Perguntado 6 anos atrás

Como é “cobrado” o escanteio? Vale gol direto de escanteio no futsal?

Respostas

respondido por: ShirleyAndrade22
15

Resposta:

Escanteio. Também conhecido como tiro de canto, o escanteio é marcado quando a bola sai completamente do campo pela linha de fundo, após ter sido tocada por um atleta da equipe atacada. A cobrança é realizada na extremidade em que a bola saiu, próxima à bandeirinha de escanteio.

Explicação:

1. O tiro de canto dar-se-á sempre que a bola ultrapassar inteiramente a linha de meta, excluída a parte compreendida entre os postes e sob o travessão de meta, quer pelo solo, quer pelo alto, após ter sido jogada ou tocada pela última vez por um atleta que estiver na defensiva. O tiro de canto deverá ser executado sempre do canto mais próximo de onde saiu à bola pela linha de meta.

2. O tiro de canto será executado por um atleta da equipe adversária, com o uso dos pés, exclusivamente. O executor do tiro de canto deverá ter uma parte do pé apoiada no solo, podendo pisar em parte da linha lateral ou de meta, ou ainda do lado de fora.

3. Inobservadas pelo executante, quaisquer das condições exigidas para o tiro de canto, exceto os 4 (quatros) segundos, o atleta será advertido verbalmente e a cobrança repetida e na reincidência o atleta será penalizado com cartão amarelo.

4. A bola estará em jogo assim que o tiro de canto for executado de acordo com esta regra e a bola movimentada.

5. Poderá ser feito um gol diretamente de um tiro de canto somente contra a equipe adversária. Se um atleta executar o tiro de canto contra a meta da equipe adversária e a bola penetrar na mesma, tocando ou não em qualquer atleta, o tento será válido.

6. Quando da cobrança de tiro de canto, os atletas adversários deverão respeitar a distância mínima de 5 (cinco) metros de distância da bola.

7. Na execução do tiro de canto é suficiente que a bola esteja apoiada no solo, colocada sobre as linhas demarcatórias onde se unem as linhas laterais e de meta, podendo mover-se levemente.

8. Se um atleta chutar a bola contra sua própria meta e a bola penetrar na mesma diretamente, o tento não será válido. O árbitro determinará que a partida seja reiniciada com a cobrança de tiro de canto a favor da equipe adversária. Se a bola tocar em qualquer atleta e penetrar na meta, o gol será válido.

9. Se um atleta demorar mais de 4 (quatro) segundos para executar o tiro de canto, o árbitro determinará a perda de posse de bola e a partida reiniciada com a cobrança de um tiro livre indireto a favor da equipe adversária, no mesmo local, isto é no vértice ângulo formado pela linha lateral com a linha de fundo.

10. Se um atleta chutar a bola e tocar na mesma uma segunda vez antes de qualquer outro atleta, sua equipe será punida com a cobrança de um tiro livre indireto no exato lugar onde se encontrava a bola.

Perguntas similares