Respostas
Resposta:
De acordo com a teoria multifocal de Augusto Cury, a dialética consiste na análise lógica e racional de um pensamento, enquanto o pensamento antidialético não se baseia apenas na análise de um fato, mas sim em observar com profundidade e significado mais elevado um mesmo pensamento.
Vou dar um exemplo: imagine que uma pessoa caiu no chão e se feriu. Na dialética, veremos esse evento como um fenômeno onde um ser humano sofreu dano físico. Não há apego ou envolvimento emocional ou filosófico. Na antidialética, enxergaremos esse mesmo indivíduo como um ser humano que pode ter sofrido emocionalmente, pensaremos no motivo que fez ele cair no chão, poderemos pensar na reação das pessoas que observaram a queda e poderemos nos preocupar em alguém socorrer o indivíduo.
Em resumo: pensamento dialético é racional, preciso, eficaz, porém frio e pensamento antidialético é lento e por vezes ineficaz, porém profundo, filosófico e empático.
A dialética está relacionada mais aos pensamentos que estão intrinsicamente ligados com a verdade. Dessa forma, a maior diferença diferença entre os pensamentos dialéticos e antidialéticos é que o antidialético esta mais relacionado ao imaginário e não com o que é real.
Origem da dialética
A dialética surgiu na antiga Grécia e seu significado é "caminho entre ideias". Dessa forma, esse pensamento buscar a formação de verdades baseadas em uma racionalidade formada por argumentos lógicos e empíricos construídos por meio de diálogos.
Aprenda mais sobre dialética aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24735518