O tema tratado tem como leitura a unidade 3 “A consolidação da sociedade global” do seu livro didático (CIZOTO; DIÉGUEZ; PINTO. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016) e, o artigo para reflexão de SANTOS, Boaventura de Sousa. Coronavírus: tudo que é sólido desmancha no ar.
Você percebeu que toda lógica societária a qual estávamos acostumados desde o fim do século XX, foi colocada em xeque. A globalização econômica mundial e o avanço do modelo capitalista de desenvolvimento encontrar-se em desaceleramento e “tudo que é solido se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profano, e as pessoas são finalmente forçadas a encarar friamente sua posição social e suas relações mútuas. ”( Karl Marx, Friedrich Engels. Manifesto do partido comunista, 1848). Essa citação de forma geral e teórica carrega enquanto sentido a lógica do pensamento neoliberal e capitalista sobre a aceleração dos mercados mundiais, a globalização, a interdependência planetária, mas que estão sendo obrigadas pela COVID-19 a repensarem suas práticas, pois, aquilo que afirmavam peremptoriamente da impossibilidade de parar a forma de produzir capitalista, de reduzir os contatos, os deslocamentos, tornou-se uma realidade e necessidade.
O momento é de muito desconhecimento e precauções, enquanto a pandemia está sendo enfrentado, lutar pela vida é o imperativo que conduz as ações. Nessa dimensão, convido você a pesquisar nas leituras sugeridas algumas reflexões e pistas para os seguintes questionamentos:
1)Para Boaventura dos Santos, vivemos uma normalidade de exceção resultado do neoliberalismo que faz com que o mundo esteja permanentemente em crise. Nesse sentido quais são as verdadeiras causas da crise que vivenciamos hoje?
2)A pandemia demonstra a fragilidade do humano, por isso, procure responder quais são as atividades atualmente que foram suspensas que você desejaria que não fossem retomadas? Descreva quais as razões pelas quais você considera essas atividades prejudiciais, supérflua, perigosa etc. E, na mesma linha de pensamento, apresente quais outras atividades poderiam ser desenvolvidas ou inventadas a partir dessa nova realidade a qual estamos vivendo?
Respostas
respondido por:
2
1 – As verdadeiras causas da crise que estão sendo vivenciadas atualmente consistem na distribuição desigual e na visão de somente interesses individuais. Em que a partir da distribuição desigual de recursos ocorre um aumento da fome e da exclusão.
2 – As outras atividades poderiam ser desenvolvidas ou inventadas consiste em melhorias nos processos de comércio e nos trabalhos informais de rua. Visto que aconselha-se que os mesmos sejam suspensos temporariamente.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás