11. (UNIP) A importância da Batalha de Poitiers, em 732, no contexto da história da Europa, justifica-se em
função de que:
a) os cristãos foram derrotados pelos árabes, consolidando-se o feudalismo europeu;
b) a derrota árabe frente ao Reino Franco impediu a islamização do Ocidente;
c) a partir daí teve início a Guerra de Reconquista na Península Ibérica;
d) com essa vitória, Carlos Martel tornou-se imperador dos francos;
12. (PUC-RS) Dentre os Reinos Bárbaros, surgidos após as invasões germânicas e o fim do Império Romano, o Reino Franco foi o mais importante, porque
a) os Reis Francos se converteram ao Cristianismo e defenderam o Ocidente contra o avanço dos muçulmanos.
b) promoveu o desenvolvimento das atividades comerciais entre o Ocidente e o Oriente, através das Cruzadas.
c) nesse período a Sociedade Feudal atingiu sua conformação clássica e o apogeu econômico e cultural.
d) houve uma centralização do poder e viveu-se um período de paz externa e interna, o que permitiu controlar o poder dos nobres sobre os servos.
e) os Reis Francos conseguiram realizar uma síntese entre a cultura romana e a oriental, que serviria de inspiração ao Renascimento Cultural do século XIV.
13. (UFPR) A respeito do reinado de Carlos Magno (768-814), é correto afirmar que:
01) Foi um período de expansão territorial através das guerras de conquista.
02) Caracterizou-se pela centralização política e organização da legislação.
04) As terras conquistadas pela guerra foram doadas em forma de benefício, criando os laços de dependência entre o rei e seus cavaleiros.
08) Como forma de manter o predomínio imperial de Carlos Magno, desenvolveram-se as relações de vassalagem.
16) Sob Carlos Magno estabeleceu-se o moderno Estado nacional francês.
14. (UFRN) - No ano de 786, Carlos Magno afirmou: “A nossa função é, segundo o auxílio da divina piedade, (...) defender com as armas e em todas as partes a Santa Igreja de Cristo dos ataques dos pagãos e da devastação dos infiéis”. (Pinsky "O modo de produção feudal". p. 101).
O fragmento acima expressa a orientação política do Império Carolíngio no governo de Carlos Magno. O objetivo dessa política pode ser definido como um(a)
a) esforço para estabelecer uma aliança entre os carolíngios e a Igreja bizantina para fazer frente ao crescente poderio papal.
b) intenção de anexar a Península Ibérica aos domínios do papado, com a finalidade de impedir o avanço árabe.
c) desejo de subordinar os domínios bizantinos à dinastia carolíngia, no intuito de implantar uma teocracia centralizada no Imperador.
d) tentativa de restaurar o Império Romano, com vistas a promover a união da cristandade da Europa Ocidental.
15. (FGV) “O sacerdote, tendo-se posto em contato com Clóvis, levou-o pouco a pouco e secretamente a acreditar no verdadeiro Deus, criador do Céu e da Terra, e a renunciar aos ídolos, que não lhe podiam ser de qualquer ajuda, nem a ele nem a ninguém [...] O rei, tendo pois confessado um Deus todo-poderoso na Trindade, foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ungido do santo Crisma com o sinal-da-cruz. Mais de três mil homens do seu exército foram igualmente batizados[...].”
(São Gregório de Tours. A conversão de Clóvis).
A respeito dos episódios descritos no texto, é correto afirmar:
a) A conversão de Clóvis ao arianismo permitiu aos francos uma aproximação com os lombardos e a expansão do seu reino em direção ao Norte da Itália.
b) A conversão de Clóvis, segundo o rito da Igreja Ortodoxa de Constantinopla, significou um reforço político-militar para o Império Romano do Oriente.
c) Com a conversão de Clóvis, de acordo com a orientação da Igreja de Roma, o reino franco tornou-se o primeiro Estado germânico sob influência papal.
d) A conversão de Clóvis ao cristianismo levou o reino franco a um prolongado conflito religioso, uma vez que a maioria dos seus integrantes manteve-se fiel ao paganismo.
e) A conversão de Clóvis ao cristianismo permitiu à dinastia franca merovíngia a anexação da Itália a seus domínios e a submissão do poder pontifício à autoridade monárquica.
16. Quem eram os majordomos? Dê o nome de um deles e um feito importante de sua administração.
17. Em que se baseava economicamente o Reino Franco e quem era encarregado de exercer as funções administrativas?
18. O que estabeleceu o Tratado de Verdun?
19. Quem eram os missi dominici e qual sua função?
20. (FUVEST-SP) Ao longo da Idade Média, a Europa Ocidental conviveu com duas civilizações, as quais muito se deve nos mais variados campos. Essas duas civilizações, bastante diferentes da Ocidental, contribuíram significativamente para o desenvolvimento experimentado pelo Ocidente, a partir do século XI, e para o advento da Modernidade no século XV.
a) Quais foram essas civilizações?
b) Indique suas principais características.
Respostas
Resposta:
b
Explicação:
confia no pai
∧
11. No contexto da história da Europa a importância da Batalha de Poitiers se justifica devido ao fato de que a derrota árabe frente ao Reino Franco impediu a islamização do Ocidente; portanto, LETRA B.
A Batalha de Poitiers, chamada também de Batalha de Tours, marcou o fim da expansão muçulmana (na Europa medieval). A batalha foi travada entre o exército do Reino France e o exército do Alandalus. O primeiro tinha como líder o prefeito do palácio de paris, Carlos Martel; o segundo tinha como líder Algafequi, que era governante de Córdova.
_____________________
12. O Reino Franco destacou-se sobre os demais devido ao fato dos "Reis Francos se converteram ao Cristianismo e defenderam o Ocidente contra o avanço dos muçulmanos"; portanto, LETRA A.
Convertidos ao cristianismo, os reis francos passaram a defender o Ocidente para que os muçulmanos não conseguissem avançar. Houve a promoção do desenvolvimento de relações comerciais entre Oriente e Ocidente por meio das cruzadas. Foi nessa época que a sociedade feudal alcançou o apogeu (tanto cultural quanto econômico) e a conformação clássica.
_____________________
14. O objetivo dessa política foi uma "tentativa de restaurar o Império Romano, com vistas a promover a união da cristandade da Europa Ocidental". Portando, LETRA D.
A Dinastia Carolíngia existiu teve início em 751, quando Pepino foi coroado rei, durando até os carolíngios perderam o trono (fim do século X).
Nesse período o reinado mais expressivo foi o de Carlos Magno (de 768 a 814). Como imperador do Ocidente, ele promoveu diversas reformas no Reino dos Francos e fez com que os seus territórios expandissem pela Europa Central.
_____________________
15. Sobre os episódios descritos no texto, está correta a LETRA C:
"Com a conversão de Clóvis, de acordo com a orientação da Igreja de Roma, o reino franco tornou-se o primeiro Estado germânico sob influência papal."
Clóvis I foi o primeiro dos reis dos Francos que faz a união das tribos francas (todas elas) no mesmo governante, ele mudou assim a forma de liderança:
- grupo de chefes tribais para apenas um rei
- isso assegurou que o reinado fosse passado para os filhos.
Clóvis é visto como o fundador da França e, também, da Dinastia merovíngia.
Foi ele o primeiro bárbaro a converter-se ao catolicismo depois da queda do 'Império Romano do Ocidente'.
_____________________
16. Os majordomos eram importantes funcionários dos palácios, chamados de prefeitos dos palácios.
Um majordomo tratava-se de um dos dignitários mais altos de determinados estados medievais da Europa.
Eles eram encarregados de administrar a casa real, o palácio.
_____________________
17. O Reino Franco era baseado, economicamente falando, na exploração de grandes domínios. Esse domínios eram controlados por meio da contribuição de funcionários que o próprio rei nomeava.
Os francos era, depois da queda do Roma, a mais poderosa organização política existente na Europa Ocidental. Após séculos expandindo, o reino absorveu vário povos em sua cultura (romanos, saxões, avaros, alemães, etc). Foram eles os responsáveis por redesenhar a Europa.
_____________________
18. O Tratado de Verdun estabeleceu o fim da "Guerra Civil Carolíngia".
Tratava-se de um acordo que, no ano de 843 na cidade de Verdun, os descendentes de Carlos Magno celebraram.
Além de colocar fim à “Guerra Civil Carolíngia”, o tratado dividia o Império Carolíngio entre os seus netos (que eram três).
_____________________
20. A Europa Ocidental conviveu, ao longo da Idade Média, com duas civilizações influentes:
A.
- Império Bizantino:
- Império Islâmico,
B.
- Império Bizantino:
- língua falada: grega,
- cultura: marcada pela grega
- arte: repleta de traços árabes
- Império Islâmico:
- controlaram importantes rotas comerciais
- destacaram-se na literatura
- dominaram, no Mar Mediterrâneo, o comércio
Leia sobre o comportamento no Império Romano:
- https://brainly.com.br/tarefa/12359447
Espero ter contribuído!