A) Quem é o autor do texto?
B)Durante a primeira república,diversos problemas ocorriam durante as eleições. Que problemas são esses segundo o autor? Justifique sua resposta.
C) Atualmente o voto é secreto, o que torna mais difícil o controle do eleitor por chefes políticos. No entanto, ainda existem diversos relatos de troca de votos por favores, mercadorias ou dinheiro. Na sua opinião, por quais motivos a compra e venda de votos continua acontecendo e o que poderia ser feito para que isso acabasse?
D)Que relação pode ser estabelecida entre o texto e a imagem?
ALGUÉM PODE ME AJUDAR?
Respostas
Resposta: B) Ocorriam vários problemas,como o voto de cabresto, no qual o eleitor era obrigado pelo governador do estado a votar em quem ele pedia.
Espero ter ajudado um pouco
Sobre o processo eleitoral da Primeira República (1889-1930) comparado com o processo eleitoral dos dias de hoje, temos:
A) O Autor do Texto é o historiador e cientista político brasileiro Boris Fausto.
B) Os Problemas durante as eleições era a forma com que elas foram planejadas na constituição. Apenas homens, maiores de 21 anos e alfabetizados poderiam votar, limitando o número de votantes. Além de que o voto era aberto, diferente de hoje que o voto é secreto. Logo todos poderiam saber em quem você votou, facilitando a compra de votos.
C) A compra de votos no Brasil continua sendo uma prática recorrente devido a miséria que o país se encontra. Enquanto a população não tiver comida para alimentar todas as bocas, dinheiro para a sobrevivência básica e educação para transformar o próprio meio em que vive, haverá sempre compra de voto.
D) A imagem e o texto trazem a tona a perspectiva do voto de cabresto. Voto de Cabresto: Era uma forma de intimidar da população local, exercida pelo Coronel da região para que fossem conquistados votos para eleger um oligarca ou o próprio coronel. Essa manipulação eleitoral era possível, pois o voto era aberto, todos sabiam em quem os homens maiores de 21 anos e letrados votavam. Quando a Soberania, traz a tona o nome Zé B*sta e o político traz como zé B*rro, vê-se a desumanização desse eleitor, ele sendo apenas mais um número, uma pessoa que necessita de um favor, de um emprego, uma oportunidade vinda desse coronel.
Veja mais sobre o processo eleitoral da Primeira República em: https://brainly.com.br/tarefa/28072323