1. Tomemos o exemplo de Sócrates: é precisamente ele quem interpela as pessoas na rua, os jovens no ginásio, perguntando: “Tu te ocupas de ti?” O deus o encarregou disso, é sua missão, e ele não a abandonará, mesmo no momento em que for ameaçado de morte. Ele é certamente o homem que cuida do cuidado dos outros: esta é a posição particular do filósofo. FOUCAULT, M. Ditos e escritos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. O fragmento evoca o seguinte princípio moral da filosofia socrática, presente em sua ação dialógica:
a) Examinar a própria vida.
b) Ironizar o seu oponente.
c) Sofismar com a verdade.
d) Debater visando a aporia.
e) Desprezar a virtude alheia.
Respostas
respondido por:
158
Resposta:
Letra A.
Explicação:
Pois, no texto, ao que se refere ao cuidado próprio está vinculado ao princípio da moral socrática, de exame da própria vida
respondido por:
115
É correta a alternativa A, mas devemos levar em consideração que o "a própria vida" em questão não quer dizer "a vida de Sócrates", mas a vida nela mesma, ou seja, a defesa da reflexão como um princípio fundamental para a ação humana.
Ao abordar os seus concidadãos nas ruas e perguntá-los sobre as bases de suas crenças, os objetivos de Sócrates não eram ridicularizar as outras pessoas ou apenas debater por debater, mas promover a reflexão, ou seja, o pensamento sobre o fundamento e a natureza das coisas, como um caminho necessário para a vida adequadamente vivida.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás