História
1-Descreva um breve comentário sobre:
a)O Tenentismo.
b)A Coluna Prestes.
c) 1930:um marco na história do Brasil.
d) O primeiro governo Vargas.
Obs: páginas 42 a 46
2-Responder as questões de 1 a 3 da página 55.
Obs: pode fazer no caderno também.
Respostas
Resposta:
Boa tarde,
Hericknenevehap4vqsz
A resposta para a questão solicitada é:
T E N E N T I S M O:
Foi um movimento político e militar realizado por jovens oficiais brasileiros, no período da Primeira República, surgiu na década de 1920, eram contrários às práticas políticas e lutavam contra o poder das oligarquias e o federalismo no Brasil. No campo econômico defendiam a modernização e industrialização do país, a reforma do ensino público e a moralização da política, estiveram diretamente ligados com a Revolução de 1930, podo fim a Primeira República e colocando Getúlio Vargas no poder.
C O L U N A P R E S T E S:
Foi conhecida também como Coluna Miguel Costa Prestes, foi um movimento organizado pelos Tenentistas, que percorreram o Brasil por mais de 25 mil quilômetros, entre 1925 e 1927, em protesto contra os governos vigentes de Artur Bernardes e Washington Luis, através dos Estados do Mato Grosso, Matos Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Piauí, Bahia, Pernambuco, etc, em 3 de fevereiro de 1927, depuseram suas armas e exilaram-se na Bolívia.
1930 UM MARCO NA HISTÓRIA DO BRASIL:
A Revolução de 1930, foi um golpe de Estado que depôs o presidente Washington Luis, no dia 24 de outubro de 1930, foi articulado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, impedindo a posse do presidente eleito Júlio Prestes, sob a alegação de fraude eleitoral, o descontentamento da população em função da crise econômica de 1929 e o assassinato do político paraibano João Pessoa, contribuíram a favor do movimento.
O PRIMEIRO GOVERNO VARGAS:
Getúlio Vargas governou o Brasil iniciando em 1930, este período foi chamado de Governo Provisório que estendeu-se até 1934 quando Vargas foi reeleito em eleição indireta, que deu início ao Governo Constitucional. As medidas Centralizadoras do governo Vargas, destacam-se: a dissolução do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas estaduais e municipais e a substituição dos governadores de Estado por interventores nomeados por Getúlio Vargas. Em 1931 foi criado o Conselho Nacional do Café, em 1932 foi promulgado um novo Código Eleitoral, a nova Carta Constitucional para o Brasil em maio de 1933 foi criada nos moldes da Constituição alemã da República de Weimar. Na era Vargas foi criada a Consolidação das Leis do Trabalho, o Código Penal e o Código de Processo Penal, Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos de forma contínua, até 1945.
“O tempo investido em estudos nos ajuda a definir a vitória sobre nossas batalhas”. Helgir Girodo.