Respostas
Resposta:
O Período Paleolítico:
É a primeira fase periódica da história, com início há cerca de 2.5 milhões de anos e final em 10.000 a.C.
Conquistas:
* Essa época foi marcada pelo desenvolvimento da comunicação oral e escrita, criação dos primeiros utensílios de pedra e manuseio do fogo pelo homem.
* O Paleolítico também é chamado de Idade da Pedra Lascada, uma vez que o temo deriva das palavras gregas palaiós (antigo) e lithos (pedra) = pedra antiga.
O homem no Paleolítico
* A história da humanidade ainda é repleta de mistérios. De um lado, escritos religiosos como a Bíblia afirma que o homem foi uma criação divina, que já nasceu evoluído e com capacidade de comunicação (Livro de Gênesis).
* As escrituras sagradas não indicam a existência de um homem pré-histórico.
Do outro lado, a ciência mostra que o animal, entre eles o homem, está em constante evolução. Juntas, as áreas da paleontologia (ciência que estuda os fósseis) e da arqueologia (ciência que estuda as culturas antigas) reconstituíram a vida do homem desde o Paleolítico na África.
O Período Mesolítico – (10.000 – 8.000 a.C.)
Corresponde ao período de transição pré-histórica entre o Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) e o Neolítico (Idade da Pedra Polida). Essa transição aconteceu de forma lenta e gradual, sendo o mesolítico, o período que abrange essa mudança.
Esse período é dividido em duas fases:
• Epipaleolítico: corresponde à fase final e pós-glaciar do Paleolítico e fase inicial do mesolítico.
• Protoneolítico: corresponde à fase final do mesolítico e início do neolítico.
Conquistas:
* No mesolítico eles já começam a construir pequenos abrigo de pedra, madeira, folhas.
* O homem se sedentariza, e adquiri técnicas de agricultura, e começa a domesticar alguns de animais, além de construírem casas.
* Destarte, foi durante o mesolítico que a descoberta do fogo proporcionou uma vida melhor aos homens, seja para espantar animais ferozes, iluminar as noites, proteger do frio, cozinhar, dentre outros.
* Embora o neolítico seja indicado como o período de construção de aldeias, divisão do trabalho (homens caçavam e mulheres cuidavam dos filhos) e organização social, é durante o mesolítico que o homem começa a se acostumar com as novas relações e aparição de núcleos familiares, os quais foram efetivadas mais tarde, no Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida.
* A arte no período mesolítico é um pouco diferente do período anterior, o Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, de forma que já começam a surgir uma arte ao ar-livre, desde esquemas abstratos, com o desenvolvimento da racionalização do homem, embora muitas representações desse período eram figurativas, sobretudo de figuras humanas.
O Período Neolítico (5.000 - 3.000 a.C.)
É uma das fases mais transformadoras da Pré-História. Este período é marcado pelo fim dos processos de glaciação – quando a terra era completamente congelada – e nascimento da escrita pelos povos sumérios.
Também é considerado um dos mais importantes capítulos da evolução humana, pois as primeiras características das sociedades modernas tiveram origem no Neolítico suas conquistas:
* A invenção das cidades, do comércio e a separação das camadas sociais.
Neste segundo ciclo da Pré-História, o homem alcançou um importante grau de estabilidade. Com o sedentarismo, houve a possibilidade do cultivo de alimentos e domesticação de animais.
Além disso, outras novidades surgiram na Idade da Pedra Polida:
• Casas de madeira, barro, pedra e argila
• Substituição das roupas de pele animal por causa das técnicas de fiação e tecelagem
• Manejo do cobre e ouro
• Início das viagens pelo mar e terra
O Período: A Idade dos Metais (3.000 a.C – 1.000 a.C)
É caracteriza pela criação dos primeiros utensílios de metais e consequente desenvolvimento das indústrias metalúrgicas e siderúrgicas.
Conquistas:
* Esse período da Pré-História é subdividido em três partes: Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro.
A História Antiga, também denominada de Idade Antiga, é uma época histórica marcada pelo surgimento e desenvolvimento das primeiras civilizações (civilizações antigas). Esse período teve início há 4.000 a.C, com o surgimento da escrita, e terminou em 476, com o declínio do Império Romano do Ocidente.
Três fases compõem a História Antiga: Antiguidade Oriental (4.000 a.C. - 500 a.C), Antiguidade Clássica (800 a.C. – 476), Antiguidade Tardia (300 – 476). Em todos eles ocorreram eventos que contribuíram e alteraram a história da humanidade. Abaixo a cronologia dos principais eventos, em anos: