• Matéria: História
  • Autor: nicolaur
  • Perguntado 7 anos atrás

Luís XIV, um jovem, belo e carismático rei com um grande senso de estilo e um senso de história ainda mais aguçado, decidiu fazer de si mesmo e de seu país uma lenda. Quando seu reinado começou, seu país não exercia grande influência nos domínios da moda. Ao fim de seu reinado, seus súditos eram considerados em todo o mundo ocidental os árbitros absolutos em matéria de bom gosto e estilo, e a França encontrara uma missão econômica: controlar os setores do mercado de luxo que passaram a dominar esse comércio desde então.

Sobre a sociedade francesa no período do Antigo Regime, é correto afirmar que

(A)
era, por um lado, dotada da riqueza e do luxo desfrutados pela Corte e pelos reis, porém, por outro lado era também uma sociedade dotada de muita podreza.

(B)
foi a formuladora de manuais de etiqueta, que visavam estabelecer um padrão de igualdade nos comportamentos de nobres, burgueses e camponeses.

(C)
elaborou medidas responsáveis pelo estabelecimento de um novo padrão de comportamento considerado refinado, visando, sobretudo, ampliar o comércio.

(D)
gerou, juridicamente, a condição à igualdade entre os indivíduos, apesar de criar mecanismos de distinção social via trajes, alimentos e gestos.

(E)
foi caso único dentro da Europa, na medida em que as hierarquias sociais e os privilégios ficavam restritos às monarquias da França.

Respostas

respondido por: ferretti
0

(A)  era, por um lado, dotada da riqueza e do luxo desfrutados pela Corte e pelos reis, porém, por outro lado era também uma sociedade dotada de muita pobreza.

Correto. Este é um dos motivos pelos quais agitações contrárias aos regimes monárquicos começaram a se desenvolver.

(B) foi a formuladora de manuais de etiqueta, que visavam estabelecer um padrão de igualdade nos comportamentos de nobres, burgueses e camponeses.

Falso. O objetivo dos manuais de etiqueta era, pelo contrário, estimular um padrão de superioridade dos nobres frente às outras classes sociais.

(C) elaborou medidas responsáveis pelo estabelecimento de um novo padrão de comportamento considerado refinado, visando, sobretudo, ampliar o comércio.

Falso. O objetivo do padrão refinado era dar luxo à corte, e não estimular o comércio.

(D) gerou, juridicamente, a condição à igualdade entre os indivíduos, apesar de criar mecanismos de distinção social via trajes, alimentos e gestos.

Falso. No cenário do absolutismo é incorreto falar de promoção jurídica da igualdade dos homens.

(E) foi caso único dentro da Europa, na medida em que as hierarquias sociais e os privilégios ficavam restritos às monarquias da França.

Falso. A Europa toda era tomada pelo absolutismo.

Perguntas similares