Entenderemos cultura como tudo aquilo que o homem cria, conscientemente e inconscientemente, para se relacionar com outros homens (idiomas, instituições, normas), com o meio físico (vestes, moradias, ferramentas), com o mundo extra-humano (orações, rituais, símbolos). Esse relacionamento tem caráter variado, podendo ser de expressão de sentimentos (literatura, arte), de domínio social (ideologias), de controle sobre a natureza (técnicas), de busca de compreensão do universo (filosofia, teologia). Naturalmente, todas essas formas se imbricam, se explicam, se reproduzem, se alteram. Constituem um todo, uma globalidade, cada uma delas só ganhando sentido em função das outras, em função do conjunto. Cultura, portanto, é exatamente esse complexo, e não uma ou outra de suas manifestações isoladamente.
FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média e o nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 125-126.
A identificação de cultura apresentada no texto pressupõe que as realizações humanas, conscientes ou inconscientes, apresentam um caráter
A. abstrato e involuntário.
B. acidental e repetitivo.
C. ambíguo e paradoxal.
D. cronológico e universal. E. multifacetado e interativo.
Respostas
respondido por:
6
Resposta: letra A
Explicação: Pelo fato de que a cultura é algo que não se pode tocar e é algo que as vezes se faz involuntariamente por já estar determinado no local.
Espero ter ajudado;
Att: amanda
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás