• Matéria: Português
  • Autor: neideraissa08
  • Perguntado 7 anos atrás

ME AJUDEM, POR FAVOR!!!

Na mitologia grega, Afrodite é a deusa da beleza e do amor, sendo a mais deslumbrante de todas as deidades da Grécia Antiga. Segundo a tradição, Afrodite foi obrigada a casar-se com Hefesto, deus ferreiro de aparência repugnante. Leia, a seguir, o mito do casamento entre essas duas divindades antigas.

O casamento de Afrodite

Esse mito começa com a história de Hefesto, seu marido. Quando ele nasceu, sua mãe Hera o lançou do alto dos céus, pois tinha vergonha da aparência de seu filho e suas deficiências.

Ele foi resgatado na Terra, e se tornou um mestre e ferreiro experiente. Para se vingar de sua mãe, ele enviou vários presentes para o Olimpo, incluindo um trono de ouro para Hera. Quando a deusa sentou-se sobre este trono amaldiçoado, ela ficou presa à ele.

Zeus pediu ajuda aos deuses, para liberar sua mulher. Ele ofereceu a mão da deusa Afrodite em casamento ao deus que conseguisse trazer Hefesto ao Olimpo. Afrodite concordou com o acordo, pois acreditava que seu amado Ares iria conseguir tal ato.

Ares tentou trazer Hefesto à força, mas não conseguiu. Dionísio então sugeriu à Hefesto que ele poderia reivindicar Afrodite para si mesmo, se ele fosse libertar sua mãe. Ele então aceitou a ideia e subiu ao Olimpo com Dionísio, liberou sua mãe e casou-se com Afrodite.

Porém, Afrodite teve que se casar contra sua vontade, pois não amava Hefesto e o achava muito feio. Por não aceitar seu casamento arranjado, ela o traía com Ares, o deus da guerra.

Quando Hefesto soube das traições de Afrodite, ele preparou uma armadilha e capturou sua mulher com Ares na cama, usando uma rede de malha inquebrável. Ele então os levou para o monte Olimpo, para humilhá-los em frente aos outros deuses, porém, todos apenas riram dos amantes nus.

Hefesto conseguiu se vingar por meio da filha que nasceu do caso adúltero de Afrodite com Ares, chamada Harmonia. Hefesto amaldiçoou a menina e seus descendentes, presenteando-lhe com um colar amaldiçoado como presente de casamento.


Agora que você conhece um pouco melhor os deuses Hefesto e Afrodite e leu acerca de seu casamento, deverá redigir uma cena teatral que conte algum momento dessa história. Atente-se ao uso de elementos próprios do gênero dramático, como rubricas e indicação de personagens.

Respostas

respondido por: nilidis
20

Olá, tudo bem?

O exercício é sobre dramaturgia

Dramaturgia é um gênero literário que visa construir cenas para serem apreciadas pelo público. É o caso de peças de teatro, novelas, séries, etc.

Os gêneros literários são três:

  • gênero  lírico, geralmente é o da poesia e da prosa. Trabalha com as emoções, explorando os sentimentos.
  • gênero épico-narrativo, pode ser expresso por meio de prosa, poesia épica ou teatro  épico. Algumas modalidades que pertencem ao gênero épico são: Epopeia, conto, novela, romance, crônica e fábula.
  • gênero dramático, ou dramaturgia, em geral são  textos que foram compostos em forma de roteiro para  teatro, televisão ou cinema. Entretanto podemos encontrar elementos deste gênero na poesia dramática. Alguns subtipos deste gênero são a comédia, a farsa, a performance, tragédia, melodrama, etc.

Vamos ao exercício:

Agora que você conhece um pouco melhor os deuses Hefesto e Afrodite e leu acerca de seu casamento, deverá redigir uma cena teatral que conte algum momento dessa história. Atente-se ao uso de elementos próprios do gênero dramático, como rubricas e indicação de personagens

(Afrodite ajoelhada  em frente a Hefesto que está de pé, com um colar na mão, olhando a linha do horizonte)

Afrodite: Por todos os deuses do Olimpo eu te peço, Hefesto, não prejudique nossa filha.

Hefesto - "Nossa  Filha?!" Se todos os deuses e mortais sabem que se trata de sua filha com Ares, de sua traição.

Afrodite - Ainda assim te peço, vinga-te de mim, mas não de Harmonia.

Hefesto - E porque deveria vingar-me? Só pelo fato de tu me traíres com Ares, tendo dele uma filha e fazendo-me um palhaço na frente dos deuses e dos mortais?

Afrodite - Sei que és vingativo - (levantando-se) - e todos sabem que casei contigo graças à artimanha que tramaste  para tua mãe, Hera.

Hefesto (andando) - Mãe? É possível chamar alguém que joga o filho fora de mãe? Responde tu que és mãe de uma bastarda e por ela faria todo sacrifício.

Afrodite - Hera errou bem sei, e por conta do erro dela, devo pagar eu?

Hefesto - Não sei qual de vós duas errastes mais.

Saiba mais sobre dramaturgia, acesse aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/24680071

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
respondido por: rvsbraga10
0

Resposta:

Obrigado é o(a) melhor(a).

Explicação:

Perguntas similares