Respostas
Resposta:
O conceito desenvolvido por Adorno e Horkheimer se refere à ideia de produção em massa, comum nas fábricas e indústrias, que passou a ser adaptada à produção artística. É uma nova concepção de se fazer arte e cultura, utilizando-se técnicas do sistema capitalista.
Dessa maneira, músicas, filmes, espetáculos e outras obras, são desenvolvidos sob a lógica de produção em massa. Há um pensamento dominante que passa a influenciar o modo como os artistas produzem e como os telespectadores consomem a cultura. Nesse conceito, um quadro ou uma música são reproduzidos de forma padronizada, mesmo que possuam cores e estilos diferentes.
Segundo os autores, o objetivo da indústria cultural é o lucro e manutenção do pensamento dominante. Assim, a cultura passa a ser uma massa de manobra da população, que precisa ser mantida presa na ideologia dominante.
Quando pensamos em indústria estamos nos referindo na capacidade de transformar matérias primas em produtos comercializáveis. Nesse sentido, de acordo com Horkheimer, a indústria cultural é a capacidade que grandes empresas tem de desenvolver e difundir de maneira regional ou global diversos tipos de novos costumes e tendências.
O impacto da indústria cultural no mundo globalizado
Por o mundo ser totalmente conectado, ficou muito mais fácil difundir uma cultura. Dessa forma, basta apenas grandes artistas divulgarem algumas roupas, falas, comidas, entre outros, para que seja expandido e vire moda entre os jovens.
Aprenda mais sobre a indústria cultural aqui: https://brainly.com.br/tarefa/10076858