• Matéria: História
  • Autor: chegamteenp7e9yq
  • Perguntado 6 anos atrás

Por qual motivo os historiadores consideram o termo pré-história como ultrapassado? Será que os povos que habitaram o planeta terra nesse período compreendido como pré-história (2 milhões – 3000 a.P) eram povos sem história só por não desenvolverem a escrita? A escrita deve ser o único parâmetro para considerar um povo com ou sem história? ​

Respostas

respondido por: shirone
1
  • Por que alguns historiadores consideram o termo Pré-história como ultrapassado?

Esse termo se refere ao tempo “antes dos registros históricos”, partindo da suposição que os registros históricos estão atrelados à escrita.  

O termo pode levar a uma interpretação pejorativa de que os povos pré-históricos não possuem história, pois o prefixo “pré” costuma se referir a “antes” (antes da história).

No entanto, todos os povos (humanidade) possuem uma “história”, por mais que seja difícil conhecê-la e encontrar seus registros.

Por essas razões, é considerado obsoleto por alguns historiadores.

  • Os povos que viveram nesse período podem ser considerados “sem história” por não terem desenvolvido a escrita?

Não, pois mesmo sem escrever, esses povos acumularam um conjunto de vivências e costumes que são passíveis de estudos históricos.

  • A escrita deve ser o único parâmetro para classificar povos em “com história” ou “sem história”?

Não, pois temos outros tipos de registros (não escritos) que podem ser utilizados para estudos históricos, isto é, servir de parâmetro para essa classificação.  Em outras palavras, esses outros registros são capazes de “contar parte da história” dos povos que não escreviam.

São exemplos as pinturas rupestres e as ferramentas desenvolvidas por essas sociedades (utilizando pedras, ossos, chifres de animais, metais, etc).

Espero ter ajudado. :)

  • Aprenda mais:

Período Paleolítico - A importância do fogo para a humanidade:  

https://brainly.com.br/tarefa/26383898  

Anexos:
Perguntas similares