(Fuvest- adaptada) C5H15H16H17 A escola romântica introduz um novo modelo formal, proporcionando maior liberdade na estrutura de seus versos. Além disso, carrega uma linguagem mais simples, como também, uma alta expressividade sentimentalista por parte do eu lírico. Poderíamos sintetizar uma das características do Romantismo pela seguinte aproximação de opostos
Respostas
Resposta:
1. B
Comentário: A escola romântica introduz um novo modelo formal, proporcionando maior liberdade na estrutura de seus versos. Além disso, carrega uma linguagem mais simples, como também, uma alta expressividade sentimentalista por parte do eu lírico. A unica alternativa que não condiz à essa realidade é a letra B, o culto à forma e a chamada “arte pela arte” são características da escola Parnasiana, movimento que rompeu com as inovações de escolas anteriores, principalmente no campo estético.
2. A
Comentário: Uma das principais características da 2ª geração Romântica é a individualidade, o egocentrismo propagado pelo eu lírico para expressar seu sentimentos na poesia. Além disso, pode-se observar um carga predominante nas poesias sobre a função emotiva da linguagem, que se sobrepõe à estrutura romântica da época.
3. D
Comentário: As alternativas A, B, C e E carregam algumas características como a ironia e a valorização de bens materiais. A alternativa D é a única que se distancia dessa vertente, pois o eu lírico afirma que a verdadeira riqueza de sua vida é ter se tornado poeta, com isso, percebe-se um afastamento sobre os interesses de valores materiais.
4. B
Comentário: A lírica de Álvares de Azevedo também é marcada pelo sentimento de pessimismo. O homem que vivia em meados do século XIX estava insatisfeito com o mundo em que vivia e, não se sentia incluído aos acontecimentos que o rodeavam, por isso, a 2ª geração também é denominada de “mal do século”. O eu lírico, muito vezes, fazia uma aproximação com a morte, acreditando ser a única forma possível para livrar-se de suas dores e insatisfações.
5. A
Comentário: É muito comum observar na lírica de Álvares de Azevedo sua aproximação com a morte, seu sentimento pessimista mediante as coisas do mundo e, também, a presença da devoção pelo ambiente noturno, fazendo parte da composição do cenário. Com isso, é importante analisar o verso “Deixai a lua prantear-me a lousa!”, em que o eu lírico faz referência à luz do luar iluminando sua lápide.
6. E
Comentário: No último verso do poema: “Terás o sono sobre a lájea fria”, o autor utiliza a palavra sono para relacioná-la a outro sentido, o da morte. A expressão “lájea fria” significa túmulo, dando a entender que o eu lírico descansá o sono eterno da morte em seu caixão.
7. B
Comentário: As gerações do Romantismo abordam diferentes temáticas, de acordo com a época em que foram situadas. Na Primeira Geração, cria-se um sentimento nacionalista e uma idealização indígena; já na Segunda Geração, percebe-se uma alta exposição de sentimentos do eu lírico. Diferente dessas citadas, a Terceira Geração carrega um apelo mais social e a apresentação de uma visão crítica sobre a realidade.
8. E
Comentário: Todas as alternativas condizem com características relativas às gerações da poesia romântica.
9. E
Comentário: Nos versos de Castro Alves, percebemos a presença das apóstrofes “Ó mar!”, “astros!”, “tufão!”, “noite!”, “tempestades!”. As apóstrofes são figuras de linguagem que cumprem a função de um vocativo, a partir de elemento personificados. Com isso, o eu lírico evoca a elementos da natureza para enfatizar seu desespero.
10. A
Comentário: A lírica de Castro Alves envolve várias vertentes, como por exemplo, o engajamento social sobre os seus anseios democráticos; a aproximação com a natureza; o sentimentalismo romântico unido ao sensualismo da mulher, como também, a erotização do elemento feminino. Alguns aspectos presentes em outras alternativas, como o titanismo, o orientalismo e a aspiração de absoluto não se encaixam na escola romântica.