(EBSERH/HU-UFJF - 2015 - Adaptada)
O gestor moderno está diante de um cenário de constantes mudanças, e novos paradigmas são colocados como desafios na adaptação das organizações. Um dos maiores desafios das grandes organizações para a sociedade no século XXI é:
a)ter uma gestão de sistemas organizacionais com enfoque sistêmico, contribuindo para a humanização de empresas e supervalorizando a competitividade.
b)reforçar os fundamentos do crescimento ilimitado diretamente vinculado à busca do máximo lucro.
c)a busca do "bem comum", como sendo uma utopia, e a noção de sustentabilidade, como algo inatingível.
d)a gestão do capital intelectual como único meio de alinhar a produção e a tecnologia.
e)saber como e quando será substituído o modelo econômico vigente do lucro sem responsabilidade, que leva à acumulação de riquezas e ao desemprego e miséria, e como e quando seremos capazes de substituir o paradigma dominante no universo empresarial de crescimento ilimitado, que tem causado tantos impactos desastrosos ao meio ambiente.
Respostas
Resposta:
resposta certa (E) : saber como e quando será substituído o modelo econômico vigente do lucro sem responsabilidade, que leva à acumulação de riquezas e ao desemprego e miséria, e como e quando seremos capazes de substituir o paradigma dominante no universo empresarial de crescimento ilimitado, que tem causado tantos impactos desastrosos ao meio ambiente.
Explicação:
Resposta correta
O modelo capitalista não será substituído, embora careça de melhorias.
Resposta:
E.
ter uma gestão de sistemas organizacionais com enfoque sistêmico, contribuindo para a humanização de empresas e supervalorizando a competitividade.
Explicação:
O enfoque sistêmico e a empresa mais humanizada do século XXI são aspectos que permitirão às organizações dar um salto à frente no que diz respeito à competitividade.