1)Texto base O conhecimento tácito é fruto de aprendizado e experiência de vida, além de é um gerador de diferencial para o profissional. Esta afirmação é: Alternativas: a) Verdadeira b) Falsa 2)Texto base Na era da informação, das mudanças que ocorrem nas empresas, principalmente as culturais e comportamentais, é fundamental a gestão de talentos. Além disso, o foco da gestão de pessoas identifica a pessoa como capital humano e parceiro da organização. NÃO atende ao conceito de gestão de pessoas a empresa que: Alternativas: a) Dá ênfase à especialização. b) Dá ênfase à ética e à responsabilidade. c) Demonstra preocupação com resultados. d) Prioriza colaboradores agrupados em equipes. e) Valoriza inteligência e talento. 3)Texto base Na era da informação, é crescente a importância do capital intelectual da organização, no qual se insere o denominado capital humano, constituído com os talentos, as competências, a experiência das pessoas. Enquanto o capital físico se desgasta, se deteriora, o conhecimento se valoriza e sedimenta a cada dia. Esta afirmação é: Alternativas: a) Verdadeira b) Falsa 4)Texto base O conhecimento, a habilidade e a capacidade dos indivíduos que têm valor econômico para a organização são denominados Capital: Alternativas: a) Intelectual. b) Humano. c) Operacional. d) Social. e) Técnico.
Respostas
Imagine-se atuando como professor de biologia em uma escola municipal, no entanto, muito descontente com o real aprendizado dos alunos, principalmente após participar de um congresso acerca das tendências no ensino de ciências.
Você atua no ensino médio, e os alunos chegam sem a noção de método científico. Sabendo que o ensino tradicional há muito tempo está ultrapassado, e não instiga a investigação e observação dos fenômenos para a construção do conhecimento, você então decide colocar o problema em reunião com o corpo docente, e escuta os seguintes aspectos:
- As crianças mais novas não estão prontas para aprender sobre o método científico, diz o professor de ciências do ensino fundamental.
O professor de química de séries finais do ensino fundamental fala que ensina sobre a observação e constatação de fenômenos, mas também nota a falta de segurança para as conclusões. Também acredita que a inserção do método científico é importante, e o quanto mais cedo, melhor.
- O método tradicional é ainda o mais indicado no processo de ensino aprendizagem, e não pode ser substituído, comenta o professor de Português.
A diretora então, interrompe a conversa e questiona:
- O que você sugere então?
É o seu momento de expor as justificativas e tendências para o ensino de ciências e sugerir então alguma ação que possa diminuir essa lacuna de ensino.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Eu concordo com o professor de química. O ensino do método científico pode ser iniciado ainda na educação infantil, e compreende a aplicação de métodos e técnicas práticas que visam oportunizar as crianças o entendimento do mundo que a rodeia, o entendimento prático acerca dos fenômenos que vivenciam dia a dia, para então chegar a uma conclusão.
Realmente é um método mais demorado de ensino, quando comparado com o método tradicional, no entanto, é uma tendência no ensino. Além disso, permite que as crianças explorem a sua curiosidade e o raciocínio lógico.
O que estou propondo não é uma mudança no ensino e sim a realização de eventos esporádicos, como por exemplo, feiras de iniciação científica, para instigar e fomentar a curiosidade dos alunos frente aos fenômenos do mundo. Como seria voltado aos alunos do ensino fundamental, poderia ser produzido pelos alunos do ensino médio, e por eles mesmos apresentados os experimentos nas feiras aos mais novos.