Respostas
Resposta:
Coronavírus:
É uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, por parecer uma coroa.
Também são coronavírus o Sars, que atingiu a China e foi em identificado em 2002, e o Mers, que causou uma epidemia em 2012 no Oriente Médio. A família tem mais integrantes que atingem humanos e outros que circulam só entre animais. É justamente por já existirem outros coronavírus que o causador da atual crise é chamado de “novo coronavírus”.
Sars-Cov-2
É o nome oficial do vírus descoberto na China em dezembro de 2019 e que hoje atinge o mundo todo. Foi escolhido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para facilitar a identificação em estudos científicos e também para diferenciá-lo de outros vírus da mesma família.
O Sars-Cov-1 (ou apenas Sars) é o nome dado ao “irmão” do Sars-Cov-2, que causou uma epidemia na China em 2002.
Em inglês, Sars-Cov-2 significa: “severe acute respiratory syndrome coronavirus 2″, traduzindo para o português: Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2”.
COVID-19:
É o nome oficial dado a doença provocada pelo Sars-Cov-2. Ou seja: quem está com os sintomas principais como tosse, febre, dificuldade para respirar, pode estar com a Covid-19. O nome é uma sigla:
CO – Corona (Coroa, em português)
VI – Virus (Vírus, em português)
D – Disease (Doença, em português
Explicação:
Resposta:
Coronavírus é o nome da família desses vírus, e dentro dessa família existem variações dele como é o caso do SARS-CoV-2 e o CoVid-19. As principais diferenças entre esses dois vírus está em sua capacidade de disseminação e mortalidade, enquanto o SARS tem maior potencial letal (e menos potencial de disseminação) o Covid possui maior potencial de disseminação e menos letalidade.