1- QUAL O POSSÍVEL LOCAL DE SURGIMENTO DA PESTE NEGRA?
2- QUAIS AS REGIÕES MAIS AFETADAS PELA PESTE NEGRA?
3- POR QUE O ISOLAMENTO FOI NECESSÁRIO PARA CONTER A PESTE NEGRA?
4- QUAL FOI O IMPACTO (NÚMERO DE MORTES) ASSOCIADO A PESTE NEGRA?
5- QUAIS TRATAMENTOS ERAM USADOS PARA TENTAR CURAR A PESTE NEGRA?
6- QUAL O POSSÍVEL LOCAL DE ORIGEM DA GRIPE ESPANHOLA?
7- A GRIPE ESPANHOLA CHEGOU AO BRASIL? COMO OCORREU A DISSEMINAÇÃO EM TERRITÓRIO NACIONAL?
8- POR QUE O ISOLAMENTO FOI NECESSÁRIO PARA CONTER A GRIPE ESPANHOLA?
9- QUAIS REGIÕES FORAM AFETADAS PELA GRIPE ESPANHOLA?
10- QUAIS TRATAMENTOS FORAM USADOS PARA TENTAR CURAR A GRIPE ESPANHOLA?
Respostas
Resposta:1.A peste negra tem sua origem no continente asiático, precisamente na China.
2.As regiões mais afetadas foram Florença, que perdeu 58% de sua população, o Egito, que perdeu pouco mais de 40%, e as cidades alemãs de Bremen e Hamburgo, que perderam mais de 60% cada uma.
3.o isolamento seria uma medida aplicada a pessoa comprovadamente doente para tratamento e restabelecimento do seu quadro e saúde e que, consequentemente, evitaria a contaminação de outras pessoas saudáveis de seu convívio.
4.foi a pandemia mais devastadora registada na história humana, tendo resultado na morte de 75 a 200 milhões de pessoas na Eurásia, atingindo o pico na Europa entre os anos de 1347 e 1351.
5.O tratamento da peste deve ser feito com antibióticos. Ele deve ser instituído precoce e intensivamente. Não se deve, em hipótese alguma, aguardar os resultados de exames laboratoriais, devido à gravidade e rapidez da instalação do quadro clínico que a peste provoca.
O ideal é que se institua a terapêutica específica nas primeiras 15 horas após o início dos sintomas, para evitar complicações e morte.
6.a origem da doença permanece um mistério. Existem duas teorias que sugerem que ela pode ter surgido na China ou nos Estados Unidos, mas não há provas que possam confirmar em qual dos dois lugares ela tenha de fato aparecido pela primeira vez.
7.Sim,há 102 anos a gripe espanhola paralisou o Brasil.Os médicos descrevem a gripe espanhola como o "maior holocausto médico da história". Após o ápice da doença, no final de 1918, novos casos caíram abruptamente. Uma das explicações para o rápido declínio da doença é a de que os médicos se tornaram mais eficazes na prevenção e tratamento da pneumonia que se desenvolvia após a contração do vírus. Outra teoria sustenta que o vírus sofreu uma mutação extremamente rápida para uma forma menos letal.
8.
9.a gripe espanhola se espalhou em três ondas de contágio, entre março de 1918 e maio de 1919|1|. Entre essas ondas, a segunda, iniciada em agosto de 1918, foi a pior delas, pois foi a mais contagiosa, causando a morte de milhões de pessoas.
Já em abril de 1918, as tropas britânicas e francesas registravam os primeiros contaminados pela gripe espanhola e, nos meses seguintes, uma série de países europeus apresentou seus primeiros casos da doença: Grécia, Espanha, Dinamarca, etc. Na segunda onda da doença, que aconteceu entre agosto e dezembro de 1918, Ásia, África, América Central e do Sul foram afetados.
10.Em estudos realizados nos Estados Unidos sobre as múltiplas ações preventivas
postas em prática, como o fechamento de escolas, igrejas e teatros, demonstrou-se que, nas cidades em que foram implantadas
precocemente, houve uma mortalidade 50% menor em relação
a localidades que assim não o fizeram(27). Dessa forma, as iniciativas de isolamento obrigatório tomadas pelas autoridades, além
do retraimento comportamental voluntário da população, parecem ter contribuído para que a tragédia não fosse ainda maior.
Na Europa, certamente, o término da guerra influenciou para
que houvesse menor mortalidade, devido à gradativa melhora
da qualidade de vida de sua população, tanto no âmbito físico,
quanto psicológico.
As más condições de moradia, somadas às de higiene e alimentação, teriam contribuído para o desfecho fatal da maioria
dos casos
Explicação: