• Matéria: Geografia
  • Autor: drigo4i20
  • Perguntado 9 anos atrás

Explique oque é neoliberalismo e qual impacto que o neoliberalismo teve nos paises subdensenvolvidos?

Respostas

respondido por: vestibulanda
48
O neoliberalismo é a teoria econômica, por assim dizer, mais usada desde os anos 70 (governo Margaret Thatcher na Inglaterra, e Ronald Reagan nos EUA). Ela prega a interferência mínima do Estado na economia; a máxima privatização e desregulamentação do mercado, entre outros. Deste modo, não haveriam entraves para o comércio mundial e as empresas seriam obrigadas a atingirem seu melhor potencial, modernizarem-se e assim conseguiriam sobreviver a competição global.
Como várias outras teorias, essa foi elaborada em países desenvolvidos, e era adequada para essa realidade. Quando transferida para os países subdesenvolvidos, causa efeitos devastadores. Mesmo assim, estes vêem-se obrigados a adotá-la, pois o FMI coloca isso como exigência para conceder empréstimos. Como esses países, para se manterem, precisam obedecer a regras que vem de fora, ou seja, do exterior, seus governos se enfraquecem e eles tornam-se cada vez mais distantes de serem independentes(e desenvolvidos).


Riicardo1: O neoliberalismo é a teoria econômica, por assim dizer, mais usada desde os anos 70 (governo Margaret Thatcher na Inglaterra, e Ronald Reagan nos EUA).
Quando transferida para os países subdesenvolvidos, causa efeitos devastadores. Mesmo assim, estes vêem-se obrigados a adotá-la, pois o FMI coloca isso como exigência para conceder empréstimos.
karenmarcial: Neoliberalismo, como entendido, é um produto do liberalismo econômico neoclássico. O termo foi cunhado em 1938 no encontro de Colloque Walter Lippmann pelo sociologista alemão e economista Alexander Rüstow.1 No entanto, a implementação das políticas neoliberais da forma como são descritas atualmente costumam ser identificadas a partir dos anos 1980. O termo se refere a uma tentativa de redefinição do liberalismo clássico, influenciado pelas teorias econômicas neoclássicas as quais o liberalismo
respondido por: Ubrpee
9

Explicação:

Neoliberalismo é um termo que, especialmente a partir do final dos anos 1980, tem sido empregado em economia política e economia do desenvolvimento, em substituição a outros termos anteriormente utilizados, tais como monetarismo, neoconservadorismo, Consenso de Washington ou "reforma do mercado", por exemplo, sobretudo numa perspectiva crítica, para descrever o ressurgimento de ideias derivadas do capitalismo laissez-faire (apresentadas pelo liberalismo clássico) e que foram implementadas a partir do início dos anos 1970 e 1980. Seus defensores advogam em favor de políticas de liberalização econômica extensas, como as privatizações, austeridade fiscal, desregulamentação, livre comércio, e o corte de despesas governamentais a fim de reforçar o papel do setor privado na economia.excesso de citações  

 

Na década de 1960, o uso do termo "neoliberal" entrou em acentuado declínio, mas, quando foi reintroduzido, na década de 1980, o seu significado tinha se alterado e passou a ser associado às reformas econômicas implementadas no Chile, nos anos 1970, durante a ditadura de Augusto Pinochet, que contou com a colaboração de Hayek, dos Chicago Boys  e da CIA. Neste período, a palavra não apenas adquiriu uma conotação negativa diante dos críticos da reforma do mercado, como também havia mudado de significação - deixando de ser considerado como uma forma moderada de liberalismo, para ser entendido como um conjunto de ideias mais radicalmente favoráveis ao capitalismo laissez-faire.  

produção acadêmica acerca do fenômeno do neoliberalismo tem crescido, e o impacto da crise global de 2008 na economia global tem suscitado novas críticas ao modelo neoliberal, que buscam novas alternativas capazes de promover o desenvolvimento econômico. Em junho de 2016, o Fundo Monetário Internacional, que prescreve o neoliberalismo como forma de nortear o crescimento econômico sustentável em países em desenvolvimento, publicou um artigo indicando que algumas políticas neoliberais poderiam ter efeitos nocivos de longo prazo, dado que, em vez de gerar crescimento, aumentariam a desigualdade, colocando em risco uma expansão econômica duradoura, isto é, prejudicando o nível e a sustentabilidade do crescimento.

Porém, muitas dessas mudanças passaram por cima das políticas sociais, causando o desemprego, a fome e a miséria de vários povos em países subdesenvolvidos.

Perguntas similares