04. Sobre a Itália fascista, assinale a alternativa correta:
a) A Itália, após a Grande Guerra, vivia um período de grande prosperidade política e econômica;
b) Bento Mussolini, líder do Partido Nacional Fascista, promoveu a Marcha sobre Roma com o objetivo de apoiar o governo do Rei Vitor Emanuel;
c) As manobras de Benito Mussolini para chegar ao poder na Itália resultaram em fracasso, pois apesar de ser eleito chanceler da Itália, nunca conseguiu realizar a centralização dos poderes do Estado sob seu comando;
d) O autoritarismo da Itália fascista estava presente em todas as esferas da vida pública e privada. A perseguição aos opositores políticos e a censura aos meios de comunicação foram características marcantes do governo Mussolini.
e) Uma das principais aspirações de Benito Mussolini era a implantação de um governo democrático.
Respostas
Oi, tudo bom?
Vamos analisar as alternativas:
A) FALSO. A Itália dos pós-Primeira Guerra estava dividida politicamente. O sentimento marxista crescia no imaginário dos trabalhadores italianos que vivenciavam a falha do liberalismo econômico. A sociedade italiana no geral sentia medo do futuro nesse momento.
B) FALSO. A Marcha sobre Roma foi uma manifestação fascista que clamava a tomada do poder político da Itália, o que foi concedido pelo Rei Vitor Emanuel III, que nomeou Mussolini como chefe de governo. Portanto, a marcha foi um manifestação pró-Mussolini e não pró-Rei
C) FALSO. As manobras de Mussolini foram muito bem sucedidas, fazendo com que ele conseguisse centralizar totalmente os poderes do Estado em suas mãos.
D) VERDADEIRO. A propaganda, a censura, as perseguições contra opositores, o culto ao líder, o nacionalismo, tudo isso foi característica do governo Mussolini.
E) FALSO. Não há democracia no fascismo. Um dos lemas fascistas é: ''Tudo no Estado, nada contra o Estado, e nada fora do Estado''. Nesse tipo de governo, as liberdades individuais são sacrificadas em nome de um pensamento coletivo que atende aos interesses estatais.
Sendo assim, a alternativa correta é:
d) O autoritarismo da Itália fascista estava presente em todas as esferas da vida pública e privada. A perseguição aos opositores políticos e a censura aos meios de comunicação foram características marcantes do governo Mussolini.
Estude mais em:
- Por que o fascismo era contra os partidos socialistas e comunistas ?
https://brainly.com.br/tarefa/21985214
- 4 medidas adotadas por Mussolini
https://brainly.com.br/tarefa/74294
- Ascensão de Mussolini ao poder
https://brainly.com.br/tarefa/10961063
Bons estudos!