O geógrafo Milton Santos e a professora Maria Laura Silveira propuseram uma nova regionalização do Brasil, baseada em quatro regiões ou em “quatro Brasis”. O critério principal definidor dessa nova regionalização foi o do “meio técnico-científico-informacional”, isto é, a “informação” e as “finanças” estão irradiadas de maneiras desiguais e distintas pelo território brasileiro, determinando “quatro Brasis”.ALMEIDA, Lúcia Marina A. de; RIGOLIN, Tércio B. Geografia. São Paulo: Ática. 2002. p. 386. (Série Novo Ensino Médio). Considerando o texto, relacione a segunda coluna com a primeira. I. Região Concentrada II. Região Centro-Oeste III. Região Amazônica IV. Região Nordeste (__) Região de ocupação recente, apresenta uma agricultura moderna mecanizada e produtiva. (__) Região com baixa densidade técnica e demográfica. (__) Região que concentra maior população, maior número de indústrias, portos e aeroportos, rodovias e infovias, maiores centros urbanos e universitários, entre outros. (__) Região cuja agricultura apresenta uma mecanização inferior à da região Centro-Oeste e à da região Concentrada. Marque a alternativa com a sequência CORRETA:
a) IV – III – II – I
b) I – III – IV – II
c) III – I – II – IV
d) I – II – III – IV
e) II – III – I – IV
Considerando o processo histórico de ocupação e transformação do território pela sociedade, que nos levou ao atual estágio do meio técnico-científico-informacional, o geógrafo Milton Santos e sua equipe propuseram uma outra regionalização para o território brasileiro, uma divisão regional em “quatro Brasis”De acordo com essa proposta de regionalização, o Brasil ficou dividido em:
a) Região Centro-Sul, Centro oeste, Nordeste e Concentrada.
b) Região Centro-Sul, Nordeste, Amazônia e Sudeste.
c) Região Concentrada, Centro Oeste, Nordeste e Amazônia.
d) Região Central, Sudeste, Nordeste e Amazônia.
e) Região concentrada, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.
Em se tratando do termo microrregião, que é uma subdivisão da mesorregião, o estado do Espírito Santo apresenta treze microrregiões. Sendo assim, a microrregião do Espírito Santo na qual nós moramos é denominada de Microrregião de Vitória. Pesquise a respeito das microrregiões do Espírito Santo e marque a alternativa que representa corretamente os municípios que compõem a Microrregião de Vitória.
a) Fundão, Guarapari, Anchieta, Viana e Vitória.
b) Viana, Cariacica, Vila Velha, Serra e Vitória.
c) Serra, Viana, Guarapari, Cariacica e Vitória.
d) Cariacica, Santa Leopoldina, Viana, Serra e Vitória.
e) Vitória, Fundão, Serra, Cariacica e Vila Velha.
Leia o texto: “Aprendi, na década de 60, que o Estado de São Paulo fazia parte da região Sul. Minas estava na região Leste, assim como a Bahia, o Rio, o Espírito Santo e Sergipe.Certo dia, um professor, já na década de 70, disse que São Paulo estava no Sudeste, bem como o Espírito Santo, o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Fiquei chocado. Os Estados mudaram de posição e eu nem havia percebido”.(MELGAR, E. O IBGE e os Estados do Brasil. Folha de S. Paulo, 08/05/2003). A organização de um país em regiões pode ser alterada com o tempo e pode resultar das transformações ocorridas no território. As mudanças regionais apresentadas no texto acima referem-se as transformações ocorridas no Brasil de uma década para a outra. Que tipo de regionalização do Brasil apresentou as transformações apresentadas no texto?
a) A regionalização do Brasil em Macrorregiões.
b) A regionalização do Brasil em Complexos Regionais.
c) A regionalização do Brasil em Regiões Geoeconômicas.
d) A regionalização do Brasil em Quatro Brasis.
e) A regionalização do Brasil em áreas Concentradas.
Respostas
1 - e) II – III – I – IV
O Brasil apresenta uma diversidade muito grande, principalmente ao que se diz do desenvolvimento e isso reflete nas alterações do mesmo e na dinâmica de técnicas e população.
2 - c) Região Concentrada, Centro Oeste, Nordeste e Amazônia.
A região dentro desse contexto passa a ser representadas pelas técnicas e desenvolvimento que apresenta, elém de refletir também a sua paisagem.
3 - b) Viana, Cariacica, Vila Velha, Serra e Vitória.
As microrregiões são novos dados de importância para a regionalização e são de grande importância para entendermos os diferentes contextos neles inseridos.
4 - a) A regionalização do Brasil em Macrorregiões.
Para tanto é necessário levar em conta os mais diferentes aspectos econômicos, sociais e ambientais.
As perguntas são todas voltadas para a área de geografia, mais especificamente sobre a regionalização do Brasil. Seguem as alternativas corretas, com explicação mais abaixo:
- alternativa e
- alternativa c
- alternativa b
- alternativa a
Regionalização do Brasil
A regionalização é o processo de dividir uma área em diferentes regiões. A regionalização pode ser vista nos mapas, e serve para facilitar análises, estudos e intervenções públicas.
Os quatro Brasis
A regionalização leva em conta questões socioeconômicas e o meio geográfico. Assim, a divisão em quatro Brasis foi feita com base na informação e nas finanças no país, e a forma como estão distribuídas no espaço geográfico.
Alternativas:
1 - e) II – III – I – IV
2 - c) Região Concentrada, Centro Oeste, Nordeste e Amazônia.
Microrregiões
As Microrregiões Geográficas são definidas como divisões de mesorregiões de um estado. São conjuntos de municípios, escolhidos com base em características como:
- organização no espaço
- quadro econômico
- relações sociais
- produção, distribuição e consumo de produtos
- atividades urbanas e rurais
A microrregião de Vitória era dividida da forma como se segue na atividade:
Alternativa 3 - b) Viana, Cariacica, Vila Velha, Serra e Vitória.
No entanto, a partir do sendo do IBGE de 2011, passou a chamar-se microrregião metropolitana ou região metropolitana da Grande Vitória, abrangendo também os municípios de Fundão e Guarapari.
Macrorregiões
Existem diversas propostas de regionalização do Brasil, sendo uma delas a dos quatro Brasis, onde o país seria dividido em Região Concentrada, Centro Oeste, Nordeste e Amazônia.
Já as regiões geoeconômicas seriam a Amazônia, Centro-Sul e Nordeste, agrupadas com base no processo histórico do Brasil e levando em conta a industrialização, ou seja, são áreas com semelhanças econômicas, históricas e culturais. Essa divisão foi proposta antes da que conhecemos atualmente.
Atualmente, a proposta mais aceita e utilizada é a da divisão do Brasil em:
- Norte
- Nordeste
- Centro-oeste
- Sudeste
- Sul
Para essa divisão do Brasil em cinco regiões, são utilizados critérios como:
- Distribuição espacial populacional, demografia e dinâmica.
- Características ecológicas
- Uso e cobertura do solo
- Indústria
- Infraestrutura
- Atividades terciárias
Alternativa 4 - a) A regionalização do Brasil em Macrorregiões.
Saiba mais sobre a regionalização do Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/41633169
#SPJ3