O princípio do direito a educação é universal. Nos anos de 1990, "a educação passou a ser compreendida pelos mesmos critérios do capital" (JESUS; TORRES, 2011, p. 136). Entende-se por capital qualquer bem econômico que pode ser utilizado na produção de outros bens e serviços. Nesta perspectiva o poder público facilitou a entrada do ideário empresarial na educação e assumiu um novo papel, o de servir as demandas do mercado. Disserte sobre a principal consequência dessa lógica educacional.
Respostas
Resposta:
Resposta Esperada:
A entrada do ideário empresarial na educação fez com que a educação servisse as demandas do mercado. A principal consequência foi uma formação desvinculada dos graves problemas sociais que afetam a todos que convivem em sociedade. O processo educacional foi concretizado a partir das demandas definidas pelo mercado e seus agentes reguladores, ou seja, a educação abandonou sua função social e cultural e os ideais de autonomia e passou a servir o capital.
A educação voltada para a demanda do mercado favoreceu a formação desvinculada de vários problemas sociais que afetam diretamente a população da sociedade.
Educação voltada para a demanda do mercado
O processo educacional em função da demanda do mercado trouxe alguns problemas porque a educação deixou de lado a sua função social, assim como também sua função cultural e autonomia, passando a servir em função do capital, o qual ocorre através da demanda do mercado empresarial.
A educação é fundamental na busca pelo aumento da empregabilidade, e isso ocorre porque a partir do ensino que uma pessoa terá capacidade de conquistar um bom cargo como também um bom salário, entretanto a educação não pode levar em consideração apenas a demanda do mercado, a educação deve sempre estar baseada em sua função social e cultural, para que haja formação de cidadãos de bens para a sociedade.
Entenda mais sobre a importância da educação em: https://brainly.com.br/tarefa/31847109
#SPJ2