John Dewey contribuiu com sua teoria para a educação, apresentando uma nova forma de se conceber os processos educativos. O novo ideal pedagógico volta-se para a ação, em detrimento da instrução defendida na escola tradicional. Reflita sobre o conceito de pragmatismo para a educação defendido por Dewey e assinale a alternativa CORRETA:
A)
Considera a educação como uma forma de se aprender os ofícios para o mercado de trabalho, por meio do ensino profissionalizante.
B)
Baseia-se na transmissão de conceitos teóricos que devem ser devidamente interpretados e discutidos.
C)
Afirma que os processos de ensino e aprendizagem devem se fundamentar nas explicações seguidas de atividades para memorização.
D)
Valoriza as experiências vivenciadas no cotidiano, interpretando como problemas que devem ser resolvidos.
Respostas
Resposta:
Resposta correta letra D.
Explicação:
Pragmatismo, segundo John Dewey, valoriza as experiências vivenciadas no cotidiano, interpretando como problemas que devem ser resolvidos (D).
Pragmatismo na educação de Dewey
John Dewey (1859-1952) foi um filósofo e pedagogo nascido nos Estados Unidos, que pensou sobre o processo de ensino e aprendizagem e como as crianças conhecem.
Assim, estabeleceu uma pedagogia libertária da Escola Nova, tendo como discípulo Anísio Teixeira. Ao fortalecer a ideia de pragmatismo, entende que o conhecimento é empírico e baseado em resolução de problemas.
A educação não pode ser meramente tradicional ou técnica. Ela precisa ser reflexiva e integral, criando a cultura da educação à criança e o prestígio da escola nesse processo.
Saiba mais sobre Dewey em: https://brainly.com.br/tarefa/53763085
#SPJ2