“Por outro lado, há sentido na paranoia: se fosse de propósito, a SABOTAGEM DO IDIOMA – que tem seus beneficiários – não seria mais eficiente.” “É como se fosse uma cabala contra a comunicação: O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS é depreciado, desprezado, trocado, ignorado.” Assinale a afirmativa correta em relação aos termos sintáticos antecedidos pela preposição de nas frases acima:
a) Os dois termos exercem a função de adjunto adnominal.
b) Os dois termos exercem a função de complemento nominal.
c) Os dois termos exercem a função de objeto indireto.
d) Só o primeiro termo é complemento nominal.
e) Só o segundo termo é objeto indireto.
Respostas
Resposta:
O termo “do idioma” se liga ao substantivo abstrato “sabotagem”, por meio de uma preposição, além de apresentar valor paciente: o idioma foi sabotado. Logo, estamos falando de um complemento nominal.
Já em “o significado das palavras”, temos “das palavras” ligado ao substantivo “significado” (também por meio de uma preposição). Todavia, o valor agora é ativo: as palavras significam, logo trata-se de um adjunto adnominal.
A partir dessa análise, basta buscar, nas opções disponíveis, a resposta correta: Letra D
No que se refere aos termos sintáticos antecedidos pela preposição de nas frases apresentadas, pode-s dizer que só o primeiro termo é complemento nominal. Por causa disso, deve ser marcada a alternativa D.
Complemento nominal e adjunto adnominal
A expressão “do idioma” se liga ao substantivo abstrato “sabotagem”, por meio de uma preposição. Além disso, possui valor paciente. Tudo isso caracteriza o complemento nominal. Na expressão “o significado das palavras”, há a ligação de substantivos por preposição, mas com valor ativo. Por esse motivo, nos referimos a um adjunto adnominal.
Veja mais sobre complemento nominal:
https://brainly.com.br/tarefa/4586857
#SPJ2