Os gregos criaram um mito sobre a utilização do fogo pelos humanos.
Os gregos atribuíam a Prometeu e a seu irmão Epimeteu, a criação dos humanos e dos animais. Prometeu soprava sobre as criaturas feitas de barro e água e as criaturas recebiam a vida através desse sopro divino.
Quando Zeus se tornou o deus de deuses, impôs sua superioridade sobre os humanos. Um dos símbolos de seu poder era o fogo, reservado somente a ele e aos demais deuses.
Prometeu, com pena dos homens e mulheres que criara, resolveu roubar uma faísca do fogo do Olimpo (morada de Zeus e dos demais deuses) para oferecer aos humanos.
Por desobedecer Zeus, Prometeu foi acorrentado em uma colina e todos os dias era atacado por uma ave de rapina.
Além dos gregos, outras sociedades explicavam o surgimento do fogo como uma dádiva especial dos deuses.
a) Por que o fogo era tão precioso, a ponto de ser considerado por muitas sociedades como uma dádiva divina.
b) Segundo as pesquisas arqueológicas, o fogo já era utilizado antes de sua “domesticação”. Explique a diferença do uso do fogo antes e depois da domesticação.
Respostas
Resposta:
Explicação:
a) O fogo permitia que os humanos se aquecessem, cozinhassem os alimentos - ampliando a variedade do que podia ser comido, afastava animais dos acampamentos.
b) Antes da domesticação, os humanos utilizavam o fogo obtido "acidentalmente" por meio de fenômenos naturais como raios. Tinham técnicas para mantê-lo aceso e não perder essa fonte de calor. Depois da domesticação, aprenderam a produzir o fogo quando necessitavam dele.
Resposta:
a) O fogo permitia que os humanos se esquentassem cozinhassem os alimentos, abrindo a variedade do que podia ser comido, afastava animais dos acampamentos. b) Antes da domesticação, os humanos utilizavam o fogo obtido "acidentalmente" por meio de fenômenos naturais como raios. Tinham técnicas para mantê-lo aceso e não perder essa fonte de calor. Depois da domesticação, aprenderam a produzir o fogo quando necessitavam dele.
Explicação:
ta certo confia em mim