2- Os trechos a seguir é um relato ocorrido durante a Revolução Industrial. Leia-o com atenção.
Relato 1
Na realidade não havia horas regulares: os mestres e gerentes faziam conosco o que desejavam. Os relógios das fábricas eram constantemente adiantados de manhã e atrasados à noite; em vez de serem instruídos para medir o tempo, eram usados como disfarce para cobrir o engano e a opressão. Embora isso fosse do conhecimento dos trabalhadores, todos tinham medo de falar e o trabalhador tinha medo de usar o relógio, pois não era incomum despedirem aqueles que ousavam saber demais a ciência das horas.
Adaptado de: Capítulos na vida de um garoto de fábrica de Dundee. Em: Thompson, E. P. Costumes em comum: Estudos sobre a cultura popular tradicional. SP: Cia das Letras, 1998
Relato 2
Existia um contramestre chamado William Hughes [...]. Ele veio até mim e me perguntou o que meu maquinário fazia parado. Eu disse que não sabia porque nãotinha sido eu quem o havia parado [...]. Hughes começou me batendo com uma vara, e [...] eu disse para ele que minha mãe ficaria sabendo disso. Então, ele saiu para buscar o mestre, que passou a lidar comigo. O mestre começou a me batercom um pau na cabeça até que ela ficasse repleta de caroços e de sangue. Minhacabeça ficou tão ruim que eu não consegui dormir por um longo tempo [...].
ENTREVISTA a Sarah Carpenter. The Ashton Chronicle, 23 jun. 1849. Citado em: Spartacus Educational. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2018. IN: ARARIBÁ MAIS: história. São Paulo: Moderna, 2018.
a- Do que se trata o Relato 1?
b- Do que se trata o Relato 2?
c- A partir dos relatos, escreva o que podemos identificar sobre a situação das crianças durante a Revolução Industrial.
d- Como era exercido o controle das crianças em cada um dos relatos apontados?
e- Como podemos interpretar a divisão da sociedade a partir dos relatos apresentados?
Respostas
respondido por:
41
Resposta:
A)Se trata de que adiantavam os relógios para que as crianças acordassem mais cedo, e atrasavam o relógio para que fossem embora mais tarde. Enganavam as crianças para que elas trabalhassem mais.
B)Se trata de que todas as máquinas tinham que funcionar, nenhuma deveria estar parada, se não as crianças apanhavam
C)Elas sofriam muito, trabalhavam demais, apanhavam muito etc...
D)No primeiro relato- faziam as crianças trabalharem por muitas horas
No segundo relato- se os trabalhos não estivessem de acordo com o que o patrão queria, a criança apanhava
E )Os mestres e gerentes faziam com as pessoas o que desejavam.
As crianças faziam o que eles queriam.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás