) (PUCRS) O chamado movimento tenentista, nos anos 20, constituiu-se em uma importante expressão da crise que atravessava a República Velha brasileira. De forma geral, as reivindicações tenentistas apresentavam um caráter predominantemente:
a) econômico, exigindo a ampliação dos mecanismos de defesa para o setor agroexportador.
b) político, denunciando os vícios do sistema representativo e exigindo uma reforma eleitoral, com uma justiça eleitoral independente e voto secreto.
c) social, defendendo a extensão, aos trabalhadores rurais, dos direitos trabalhistas garantidos na constituição.
d) cultural, atacando a penetração de valores norte-americanos e europeus nas artes e nos meios de comunicação de massa.
e) militar, pretendendo o fim dos privilégios oficiais à Marinha, arma aristocrática, em detrimento do Exército.
Respostas
O tenentismo foi um movimento que criticava as oligarquias. ... O movimento acabou com o fim do domínio oligárquico generalizado através da Revolução de 1930, através da qual Getúlio Vargas tomou o poder e cedeu uma série de cargos públicos para os envolvidos no movimento, o fragmentando.
Após o golpe da Proclamação da República, instaurou-se o sistema das oligarquias, sustentadas pelos governadores, além das péssimas condições para os militares de baixa patente. O movimento tenentista reivindicava mudanças na política dos governadores e melhores condições para os militares no geral.
A coluna prestes foi uma das facetas do movimento militar, que surgiu pela insatisfação com o governo. Após percorrer o país em marcha e luta, em fevereiro de 1927 os membros do movimento oficializaram a deposição de armas e se exilaram na Bolívia.
As reivindicações do movimento tenentista coincidiam com as aspirações da classe média urbana. Criticavam o sistema eleitoral e as eleições, defendiam o voto secreto, reformas sociais e econômicas. O movimento tenenista foi portador de uma ideologia própria, bastante influente no meio militar, que propunha a ascensão dos militares ao poder na crença de que os civis eram incapazes de governar e solucionar os problemas do país.
RESPOSTA B)