• Matéria: Filosofia
  • Autor: furtunato357
  • Perguntado 7 anos atrás

Explique como esse processo de experimentação e observação se diferencia da. explicação mitológica (veja um exemplo de explicação mitológica abaixo) "O fogo grego tem uma estreita ligação com a figura mitológica de Prometeu. Como Hesiodo expressa nos seus poemas Teogonia e Os Trabalhos e os Dias, Prometeu, um dos Titās, devolveu o fogo aos humanos que dele tinham sido privados por Zeus. Este castigou Prometeu por ter beneficiado os humanos na repartição dos nobre personalidade, tendo sido posteriormente libertado por Hércules, que matou a águia. Prometeu teria ensinado os homens a usar o fogo e é assim que através deste mito os Gregos explicam o aparecimento do fogo na terra. Nas Metamorfoses de Ovidio, Prometeu está intimamente ligado ao elemento humano por ter sido o autor da criação do homem à imagem dos deuses a partir de uma porção de lodo."

Respostas

respondido por: Matheusieti
4

Apesar de ser construído através de um mito, o homem utilizou o fogo na antiguidade para sobreviver. Neste caso, o mito de Prometeu é utilizado para validar o conhecimento sobre o surgimento do fogo.

Partindo de uma observação filosófica, vemos que o mito, está diretamente relacionado a lendas e histórias originadas por diferentes povos que visam mostrar um entendimento sobre a criação do mundo em que vivemos, e, o universo.

Deste modo, ele é importante para a filosofia pois nos dá base para esse entendimento que pode ser visto como uma ferramenta não só para a posição histórica, quanto para a principal ferramenta da filosofia, o questionamento.

Perguntas similares