A prosa romântica não é dividida em fases, mas sim em tipos de romances. Assinale a alternativa que não corresponde aos tipos de romance do romantismo:
Tipo 1: Romance regionalista, passado em ambiente rural, com mostra de costumes e calores de uma região e histórias que trazem um herói sertanejo, que preza a moral e é totalmente contrário às liberdades do meio urbano.
Tipo 2: Romance histórico, que resgata e traz os costumes de uma época passada, podendo misturar ficção e realidade.
Tipo 3: Romance indianista, que resgatava os costumes e modos de vida indígena. O índio como herói e protagonista e a história têm como cenário a paisagem natural brasileira.
Tipo 4: Romance melancólico, publicado em folhetos, contando histórias que mostravam as desventuras da juventude boêmia da época. É carregado de sentimentalismo e pessimismo e quase sempre termina na mote dos protagonistas.
Tipo 5: Romance urbano, com história passadas nos centros urbanos e que criticavam e retratavam os costumes dessa sociedade. Os heróis/heroínas precisavam passar por várias provocações para alcançar a felicidade e o amor.
Respostas
Resposta:
RESPOSTA CORRETA: tipo 4
Explicação:
Pois era um Romance melancólico, publicado em folhetos, contando histórias que mostravam as desventuras da juventude boêmia da época. É carregado de sentimentalismo e pessimismo e quase sempre termina na morte dos protagonistas.
Espero ter ajudado!!
A respeito dos tipos de romances da prosa romântica, podemos afirmar que a alternativa correta é: Tipo 4: Romance melancólico, publicado em folhetos, contando histórias que mostravam as desventuras da juventude boêmia da época. É carregado de sentimentalismo e pessimismo e quase sempre termina na morte dos protagonistas.
- Não há, na divisão dos romances que compõem o Romantismo, a categoria de romance melancólico. Esta é uma característica comum ao período romântico de uma forma geral, sendo mais acentuada na segunda geração.
Romance regionalista
É chamado romance regionalista à prosa romântica ambientada no meio rural, retratando histórias que não se assemelham às características do meio urbano. Um dos maiores representantes do gênero é a obra “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa. Nela, o herói Riobaldo narra as suas aventuras durante sua vida no sertão, em que trabalhava como jagunço. Um dos pontos altos da trama é o momento em que Riobaldo descobre que Diadorim, o seu grande amigo e por quem era apaixonado, era, na verdade, uma mulher disfarçada de jagunço.
Saiba mais sobre Romantismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/9909150
#SPJ3