Plantas possuem sistema nervoso, neurônios? 2- Como ocorre a comunicação entre elas? 3- Plantas sentem dor? 4- Existem plantas que se locomovem? 5- Diante dos textos lidos o que dizem os estudiosos contrários a ideia de que plantas possuem inteligência? 6- A inteligência das plantas pode ser comparada a inteligência humana? Explique.
Respostas
1- Elas não têm um mísero neurônio. Jamais completarão um teste de QI. Mas não há dúvidas:
evolutivamente falando, as plantas estão entre os seres vivos mais inteligentes da Terra.
2 - Por cheiros. Sabemos que elas liberam moléculas orgânicas no ar que são percebidas por outras plantas e combinadas como um alfabeto. Elas liberam moléculas para mensagens como “estou sendo atacada” ou “estou com sede, aqui não tem água”.
3 - Plantas são inteligentes, agem e reagem, possuem memória e se comunicam, mas não existem evidências morfológicas que possam comprovar a existência de dor. É que, para sentir dor, é preciso possuir um sistema nervoso, que, por sua vez, só pode existir com a presença de um cérebro, o que não é o caso das plantas
4 - Sim, mas sempre de carona em algum fenômeno natural. Não há registro de plantas que se locomovam sozinhas. O que pode acontecer é que elas sejam carregadas pela água ou pelo vento.
5 - Elas nunca aprenderam matemática, mas são experts em resolver problemas. Jamais apanharam no recreio, mas sabem como ninguém planejar uma vingança – e até como desequilibrar uma briga com a ajuda de amiguinhos mais fortes.
6 - Plantas são seres vivos que evoluíram de forma diferente. Nós optamos por nos mover para conseguir comida ou fugir de predadores, mas elas não. Nós, animais, também temos órgãos específicos para cada função, mas as plantas se dariam mal se apostassem nisso.