Respostas
Resposta:
Oi, boa tarde!
Explicação:
Conto: Conto é um gênero textual marcado pela de narrativa curta, escrita em prosa e de menor complexidade em relação aos romances. A origem dos contos está relacionada à tradição de contar histórias de forma verbal. Quando transcritas, essas mesmas histórias (que geralmente seguem uma trama única) resultam em uma narrativa concisa que pode ser lida em pouquíssimo tempo.
Características:
Enredo único;
Simplicidade;
Curto espaço de tempo;
Início próximo ao fim;
Poucos personagens;
Final súbito;
Objetivo único;
Prosa: Prosa é o estilo natural de falar e escrever, com ausência de musicalidade, rima, ritmo e outras particularidades da estrutura poética. Consiste na conversa cotidiana usada pelas pessoas para se expressarem racionalmente.O texto em prosa é objetivo e pouco ambíguo, apresentando, por norma, uma análise e narração sobre determinado assunto, por exemplo.
Características: Existem 2 tipos de prosa: a prosa narrativa (história ficcional, como os contos, as crônicas, as novelas e os romances)
e a prosa demonstrativa ou não-literária (se refere ao discurso que seja mais didático, como ensaios, cartas, diálogos, tratados, textos jornalísticos e técnicos)
Crônica: A crônica é um gênero textual muito presente em jornais e revistas. Em geral, os assuntos abordados em textos desse tipo são voltados ao cotidiano das cidades – a crônica pode ser entendida como um retrato verbal particular dos acontecimentos urbanos.
Caractecrísticas: mescla a tipologia narrativa com trechos reflexivos e, em alguns casos, argumentativos; linguagem costuma ser leve, marcada por coloquialidade.