• Matéria: História
  • Autor: goodboypg444
  • Perguntado 7 anos atrás

4- A Primeira República constituiu-se em um sistema político fortemente excludente, no
qual grande parcela da população não tinha direitos políticos. Isso, porém, não impediu que
ela se organizasse para lutar por mudanças sociais, políticas e econômicas. Exemplos disso
foram os movimentos de Canudos e do Contestado. Caracterize-os.

Respostas

respondido por: Anônimo
3

Boa tarde cara,vamos lá ?

As condições de miséria das populações que habitavam o interior do Nordeste brasileiro favoreciam a ocorrência de conflitos e revoltas sociais. Os sertanejos formavam bandos de cangaceiros que aterrorizam as populações locais e atacavam as fazendas dos coroneis, roubando tudo que podiam.

O cangaço era uma das formas mais comuns de luta contra a miséria e a fome. O emprego da violência de forma rotineira e de caráter vingativo, são as marcas do cangaço.

Essas condições também favoreciam o surgimento de líderes religiosos, conhecidos na região como beatos ou conselheiros. Pregando a salvação da alma, esses religiosos mobilizavam seguidores e formavam comunidades. Movimentos populares de caráter religioso eram uma outra forma primitiva de contestar e lutar contra a miséria e a fome. Eles se contrapunham ao catolicismo conservador vigente, e por esse motivo não eram bem vistos pela Igreja.

Canudos e o Conselheiro

A história de Canudos começa por volta de 1893. Nesta época, no arraial de Canudos, no vale do rio Vaza-Barris, no interior da Bahia, reuniu-se um grupo de fieis seguidores do beato Antônio Conselheiro, que pregava a salvação e dias melhores para quem o seguisse. Em 1896 o arraial já possuía cerca de 15 mil sertanejos que viviam de modo comunitário. Sobreviviam com a criação de animais e plantações


Anônimo: Obrigada cara
Perguntas similares