• Matéria: Português
  • Autor: gustavinmeire
  • Perguntado 7 anos atrás

Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d'Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. [...]
Quando voltou para casa, seu maior pensamento era que tinha a boa notícia para dar à mãe: o que o homem tinha falado – que o Mutum era lugar bonito... A mãe, quando ouvisse essa certeza, havia de se alegrar, ficava consolada. Era um presente; e a ideia de poder trazê-lo desse jeito de cor, como uma salvação, deixava-o febril até nas pernas. Tão grave, grande, que nem o quis dizer à mãe na presença dos outros, mas insofria por ter de esperar; e, assim que pôde estar com ela só, abraçou-se a seu pescoço e contou-lhe, estremecido, aquela revelação.

ROSA, Guimarães. Manuelzão e Miguilim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

Guimarães Rosa se caracteriza pela linguagem instigante que encanta e desconcerta, permitindo ao leitor familiarizar-se com o potencial criativo da língua portuguesa. Observe o fragmento do texto.

“Tão grave, grande, que nem o quis dizer à mãe na presença dos outros, mas insofria por ter de esperar [...]”

Assinale a alternativa que contenha a hipótese mais adequada para o significado do prefixo da palavra destacada e seu sentido completo.

O prefixo in- denota negação, de modo que o “sofrer” de Miguilim era apenas ilusório, correspondendo, na verdade, a um êxtase.

O prefixo in- significa “movimento para dentro”. Ao incorporá-lo ao verbo “sofrer”, a palavra ganha uma dimensão mais interiorizada, de maneira a sugerir que a dor de Miguelim era algo que vinha do âmago de seu ser.

O prefixo in- expressa negação, servindo de pista lexical para a ambivalência dos fatos relatados e a não confiabilidade da voz narrativa como um todo.

O prefixo in- denota “movimento para dentro”, sugerindo uma experiência misteriosa e indefinível por parte da personagem, que remete à condição humana.

Respostas

respondido por: alana16cecy
13

Resposta:

O prefixo in- significa "movimento para dentro". Ao incorporá-lo ao verbo "sofrer", a palavra ganha uma dimensão mais interiorizada, de maneira a sugerir que a dor de Miguelim era algo que vinha do âmago de seu ser.

Explicação:

respondido por: LightYagami2007
2

Resposta:

O prefixo in- significa “movimento para dentro”. Ao incorporá-lo ao verbo “sofrer”, a palavra ganha uma dimensão mais interiorizada, de maneira a sugerir que a dor de Miguelim era algo que vinha do âmago de seu ser.

Explicação:

O sentido do prefixo in- é “movimento para dentro”. Seu acréscimo ao radical “sofrer” nos remete a uma dor diferenciada, inerente à personagem roseana Miguelim.

Perguntas similares