basquete, o que soa capacidades físicas e quais contribuem para um melhor desempenho nessas modalidade?
Respostas
resistencia física, força, velocidade, flexibilidade e desenvolvimento da coordenação.
Explicação:
A capacidade física é a resistência física bastante desenvolvida, a qual possibilita aos atletas de basquetebol realizar a contração muscular por tempo prolongado, suportando as condições de grande esforço exigidas nos jogos, retardando ao máximo o aparecimento da fadiga muscular.
Força é a capacidade que o músculo tem gerar tensão para opor-se a uma resistência externa. Para o desenvolvimento da força no processo em longo prazo, no basquetebol, recomendamos exercícios dentro da musculação com alteres e pesos adicionais na quadra de basquetebol, levando em consideração a idade e tempo de prática.
Velocidade é a capacidade de desenvolver uma resposta motriz em um menor tempo possível. A velocidade de ação bem desenvolvida possibilita ao jogador de basquetebol reagir a estímulos provocados pelo jogo, resolvendo problemas com pouca demora. A velocidade pode ser desenvolvida ao som de apitos, palavras ou simples sinal, com ou sem utilização da bola, em espaços de, no máximo, 28 metros, em métodos de repetição de exercícios cíclicos e acíclicos.
Flexibilidade é a capacidade de extensão máxima de um movimento em uma determinada articulação. O desenvolvimento da flexibilidade permite ao jogador de basquetebol executar movimentos em grande amplitude. Sua ausência poderá ocasionar lesões e atrapalhar o desenvolvimento da força e da rapidez, levando à realização de esforços desnecessários.
desenvolvimento da coordenação possibilita direcionar os movimentos dos jogadores de basquetebol de acordo com as condições das tarefas motoras. Seu melhor momento acontece nas idades infantis e no início da adolescência.