No fim do século XIX começaram a aparecer evidências de que o átomo não era a menor partícula constituinte da matéria. Em 1897 tornou-se pública a demonstração da existência de partículas negativas, por um inglês de nome:
a) Dalton; b) Rutherford; c) Bohr; d) Thomson; e)Proust.
Respostas
Resposta:
Alternativa d) Thomson
Explicação:
Olá, tudo bem?
O cientista que evidenciou a existência de partículas negativas, os elétrons foi o físico britânico Joseph John Thomson, que viveu de 1856 a 1940.
Esta descoberta foi realizada em 1903 e trouxe nova interpretação ao modelo atômico até então utilizado (modelo atômico de Dalton).
Thomson provou que os átomos eram compostos por cargas positivas, denominadas prótons e cargas negativas denominadas os elétrons.
Thomson descobriu ainda que os átomos eram divisíveis, ao contrario do que afirmava John Dalton.
Bons estudos ;)
Resposta:
O estudo sobre a formação da matéria começou no mundo antigo e através dos tempos muitas teorias foram publicadas com o objetivo de explicar o que é o átomo. Os modelos atômicos passaram por uma linha de evolução e todos os modelos contribuíram para a concepção atual.
Evolução dos modelos atômicos
Modelo de Dalton (bola de bilhar)
O átomo é uma esfera maciça e indivisível, sendo que cada um possui tamanho e massa específica.
Esse modelo atômico recebeu o apelido de "bola de bilhar" justamente pela característica física de indivisível também atribuída aos átomos.
Modelo de Thomson (pudim de passas)
Essa teoria afirmar que o átomo é uma massa fluída de partículas positivas com partículas negativas "mergulhadas" nessa massa.
O modelo ganhou o nome de "pudim de passas", pois essa sobremesa é uma espécie de pudim (carga positiva) com passas em sua supercície (carga negativa).
Esse modelo foi responsável pela descoberta de partículas subatômicas negativas.
Modelo de Rutherford (modelo planetário)
O átomo é dividido em duas partes:
Núcleo: região central extremamente densa e de carga positiva;
Eletrosfera: região onde os elétrons estavam e ficavam constantemente em órbitas circulares ao redor do núcleo.
Modelo de Bohr
Foi apenas um aperfeiçoamento do modelo de Rutherford, pois, ele propõe uma divisão da eletrosfera. Além disso, os elétrons estavam em diferentes camadas (7).
Além disso, constatou que o núcleo era a parte mais densa e que concentrava praticamente toda a massa do átomo.
Conclusão
Conforme o que foi exposto, é possivel afirmar que a alternativa "D" está correta, pois é ela que possui o nome do inglês responsável pela comprovação de partículas negativas.