Quais foram as principais mudanças no Leste Europeu após o colapso da União
Soviética no final dos anos 1980?
Respostas
Resposta:
Vários são os motivos para que URSS entrasse em colapso: 1. Crise desencadeada pelo modelo econômico que impunha a população a viver com a escassez de muitos bens de consumo; 2. Reformas mal conduzidas que levaram à deterioração da qualidade de vida da população; 3. Descontentamento popular com a oferta de produtos, principalmente alimentos; 4. As diferenças de qualidade de vida entre os cidadãos da URSS e os do bloco capitalista;
Explicação:
Com o fim do bloco soviético, o Leste Europeu sofreu mudanças significativas, já que houve a perda de territórios russos, além disso também houve várias crises econômicas, já que havia dividas tanto da segunda guerra mundial, quanto da guerra fria. Ademais, o fim da União Soviética representou não só para o Leste Europeu, mas também para o mundo, o fim do regime socialista e a ascensão do capitalismo.
Consequências do fim da União Soviética
Sabe-se que a URSS representava o lado fascista e socialista da Alemanha, após o fim da guerra fria com a queda do muro de Berlim, houve a unificação da Alemanha em um só território- e não mais dividido entre leste e oeste.
Sendo assim, o fim da URSS trouxe como consequências o início da globalização, já que houve essa integração.
Leia mais sobre Consequências do fim da União Soviética: https://brainly.com.br/tarefa/174459
#SPJ2