Respostas
Resposta:
A linguagem cinematográfica trabalha de forma estruturada como toda comunicação, explora a subjetividade, o olhar do espectador e sua percepção.
As imagens são organizadas para produzir um sentido, e estas imagens podem ser uma representação do real ou uma imagem imaginária, como vemos principalmente em filmes de ficção. Vale lembrar que a subjetividade será sempre diferente para cada espectador, pois ela é moldada a partir das experiências culturais vividas por cada um, e é exatamente isso que forma o seu olhar e percepção.
Mas afinal, o que é imagem? Imagem nada mais é do que a luz que é refletida em nossos olhos e faz com que sejamos capazes de enxergar o mundo como ele é. A imagem pode ser formada como uma forma de lembrança através das nossas memórias ou uma representação do presente, e são um registro da relação espaço/tempo.
Imagem - Tempo
Imagem tempo é a relação do exato momento da captura da imagem com o tempo, ou seja, é o instante em que a imagem a imagem é registrada em um tempo de exposição da câmera, como se fizesse um recorte do real no tempo.
Estas imagens são vistas através das fotografias, onde conseguimos capturar uma imagem dentro um exato momento.
Imagem - Movimento
É através da imagem movimento que surge o cinema, ao contrário da image tempo, a imagem movimente possui uma relação horizontal com o tempo, onde apresenta uma continuidade do momento registrado. A ideia de imagem movimento surgiu a partir do momento que descobriram que se fossem tiradas 24 fotos seguidas, as imagens capturadas quando expostas apresentariam um sequência de movimentos registrados. O primeiro registro histórico de imagem movimento é o filme dos irmãos Lumiére, em 1895.
A partir destes conceitos, a linguagem cinematográfica começou a ser moldada e usada em diversos momentos históricos ao redor do mundo.
A partir da primeira guerra mundial, a produção de conteúdo visual e de comunicação desempenharam um papel fundamental na formação da opinião pública. Com a inclusão da narrativa nas produções do cinema e na comunicação como um todo, os governante passaram a ter poder e controle sobre as massas com seus discursos.
Explicação: