Explique o que foi o processo conhecido como industrialização por substituição de importações que ocorreu durante o governo Vargas.
Respostas
Resposta:
O processo de substituição de importações que teve início no Brasil com Getúlio Vargas, quando o governo começou a comprar o excedente de café do setor cafeeiro, somado com impostos sobre as exportações e destruição do excedente, o que acarretou, gradativamente, a mudança do centro dinâmico da Economia Brasileira. O processo de substituição de importações pode ser caracterizado por uma industrialização fechada, ou seja, ser voltada para dentro visando prioritariamente o mercado interno e dependente de políticas governamentais que protegessem a indústria nacional em relação aos seus concorrentes internacionais.
Explicação:
Desde o final do século XIX até o início de 1930, a acumulação de capital ficou submetida ao desempenho do setor cafeeiro no Brasil. O café passou a ser o principal produto de exportação brasileiro e o principal responsável pela geração de renda interna e pelo dinamismo da economia brasileira.
O surgimento da produção cafeeira em larga escala, esteve atrelado a fatores como a decadência das culturas tradicionais (como açúcar que passou a enfrentar a concorrência de outros países no mercado internacional e do açúcar de beterraba), a crise da economia mineira, a crise da economia colonial, o fim da exclusividade comercial que o Brasil mantinha com Portugal, a independência política e, por fim, a formação do Estado nacional.
Além disso, destaca-se, com a queda do monopólio comercial de Portugal, o papel assumido pelo capital mercantil nacional, “quando inúmeras fazendas de café, certamente as mais significativas, foram organizadas com capitais transferidos diretamente do setor mercantil da economia colonial (comércio de mulas, capital usurário urbano, tráfico de escravos, etc”)