No rio Amazonas, um pescador inexperiente tenta capturar um poraquê segurando a cabeça do peixe com uma mão e a cauda com a outra. O poraquê é um peixe elétrico, capaz de gerar, entre a cabeça e a cauda, uma diferença de potencial de até 1 500 V. Para esta diferença de potencial, a resistência elétrica do corpo humano, medida entre as duas mãos, é de aproximadamente 1 000 Ω. Em geral, 500 mA de corrente contínua, passando pelo tórax de uma pessoa, são suficientes para provocar fibrilação ventricular e morte por parada cardiorrespiratória.
respostas;
a) um terço
b) a metade
c) igual
d) o dobro
e) o triplo
Respostas
Resposta:
O triplo
Explicação:
U= R/i então i= U/R
i= 1500v ÷ 1000Ω
i= 1,5 A
-----------------------------------
500mA = 500 x 10⁻³
= 0,5 A
----------------------------------
1,5 A ÷ 0,5 A
= 3
A corrente elétrica gerada pela interação entre a diferença de potencial do peixe poraquê e a resistência do corpo humano é de 1500mA, o TRIPLO da corrente suportada. Alternativa E.
A corrente elétrica é o nome dado ao fluxo ordenado de elétrons em um corpo. Esse fluxo gera no corpo uma diferença de potencial (uma entrada e uma saída de elétrons) como é afirmado que ocorre também no peixe.
Podemos encontrar o valor dessa corrente elétrica, a partir da Primeira Lei de Ohm que relaciona a corrente elétrica, a diferença de potencial e a resistência oferecida pelo corpo, sendo matematicamente expressa por:
Onde:
- U é a diferença de potencial [V]
- R é a resistência [Ω]
- i é a corrente [A]
Sabendo disso, podemos calcular que:
1,5 A é o mesmo que 1500mA (1,5.10⁻³A).
Sabendo disso podemos afirmar que 1500mA é o triplo de 500mA.
Veja também sobre segunda lei de ohm em:https://brainly.com.br/tarefa/26637140