O pensamento do Movimento Moderno, que se consolidou na arquitetura e no urbanismo da primeira metade do século XX girava em torno de algumas idéias centrais. Algumas delas estão abaixo descritas: I. A evolução da cultura é sinônimo de uma remoção do ornamento dos objetos utilitários. II. A arquitetura moderna, como a natureza humana, deve abranger a vida em sua totalidade. III. A ordenação das funções do morar, trabalhar, recrear e mover-se é a base da cidade modernista. IV. Menos é enfadonho. Com base nas afirmativas acima e no texto do início da questão, é possível afirmar que: Apenas as afirmativas I e II estão corretas. As opções III e IV estão corretas. As opções I, II e III estão corretas e apenas IV está incorreta. Todas as afirmativas estão corretas. Apenas a afirmativa I está correta.
Respostas
Resposta:
As opções I, II e III estão corretas e apenas IV está incorreta.
Explicação:
O autor faz referência aos diversos conceitos comuns entre música e arquitetura, tais como: ritmo e harmonia. Pitágoras representou a música por meio de relações matemáticas, assim como arquitetos de diferentes épocas acreditaram que tais relações deveriam ser expressas nos espaços que produziram. Cabe lembrar que, em diversos momentos da história ocidental, o desenvolvimento da música esteve associado ao espaço em que ela seria executada. Mas, talvez mais objetivamente que tudo isso, a frase nos remeta a ideia central da quarta dimensão de Zevi ou à promenade architecturale de Le Corbusier, pois, como a música, a plena e verdadeira percepção da arquitetura só pode-se dar no tempo, com o movimento do observador pelo espaço. Neste sentido, o conjunto de plantas de um projeto arquitetônico se assemelharia a uma partitura.
Resposta:
I, II, III estão corretas
Explicação:
apenas IV está errada