• Matéria: Português
  • Autor: adrianomosqueira22
  • Perguntado 7 anos atrás

Em seu conjunto, a poesia publicada em nosso Romantismo pode ser distribuída em três fases (gerações), das quais trataremos a seguir:
1a fase – na produção da primeira fase já se anunciam as marcas principais de nossa poesia
romântica:
a) O nacionalismo, expresso por meio do indianismo e da exaltação da paisagem brasileira;
b) O saudosismo, manifestado pela lembrança da infância principalmente;
c) A religiosidade;
d) Alguns traços do pessimismo decorrentes do Mal do Século.
A preocupação fundamental desse primeiro momento foi definir uma temática nacional e considera-se Gonçalves Dias como o principal representante dessa fase..
2a fase - A tendência Mal do Século vai ser o traço fundamental de nossa segunda geração romântica, também conhecida como Ultrarromantismo, ou seja, o Romantismo levado às últimas consequências.
A expressão da angústia, do sofrimento, da dor existencial marca grande parte da produção dessa fase. Do desequilíbrio existencial resulta a fuga na fantasia, no sonho, a obsessão pela morte e a atração por paisagens sombrias. É o chamado “lirismo da descrença”, do qual Álvares de Azevedo é o poeta mais representativo.
3a fase – A decadência da monarquia e as lutas abolicionistas são problemas sociais que absorvem a atenção dos poetas da terceira geração romântica. O sofrimento alheio – sobretudo dos escravos – torna-se assunto da maior parte da melhor poesia produzida no período. Nela destaca-se o baiano Castro Alves, conhecido como “o poeta dos escravos”.

Respostas

respondido por: estudante3564
1

Resposta:

a resposta correta é a letra B

Perguntas similares