leia a reportagem:
os fluxos da violência urbana no comportamento das famílias; temor de ser assaltado sequestrado e morto em por traumas e Moradores de grandes cidades que mudam até o jeito de criar os filhos não pode ser mais sair sozinho à noite em segurança não pode ser mais tirar dinheiro do banco e carregá-lo na carteira não se pode ser mais deixar o carro estacionado em local Aberto sem alarme não pode ser permitir que crianças brinquem na rua sem medo que algo aconteça.
relatos de quem foi vítima da violência no RS; NA FOTOO
1. Qual é a temática desta reportagem?
2. Qual é o scu contexto de produção?
3. Identifique a opinião dos especialistas sobre o assunto e escreva abaixo:
Atividade de produção textual: Lcia a matéria “Os reflexos da violencia urbana no comportamento das famílias”, publicada no jornal
Gaúcha ZH. Dcpois, de sua opinião sobrc o assunto escrevendo uma carta do lcitor. Lembrem-sc, a carta do lcitor deve ser um texto
curto e conciso, a linguagem deve estar adequada ao interlocutor, deve conter scu posicionamento diante da situação. Considerem as
informações lidas no veículo escolhido.
Respostas
Utilizando o enunciado que você indicou podemos responder:
1 - A reportagem dialoga sobre a violência urbana e a diferença de gerações em relação as ações cotidianas que hoje são interferidas por assaltos, entre outros aspectos negativos.
2 - O contexto de produção da reportagem é traçar um panorama entre o passado e o presente, tendo como questionamento a violência urbana e como ela ocorre.
3 - A partir do momento que o estado fomenta a violência, ela continuará a existir e prejudicar a configuração social na qual vivemos.
A justiça criminal pune, e, direciona o criminoso no Brasil para a penitenciária e não proporciona nenhuma forma de readaptação ou inclusão desse indivíduo em sociedade, sendo essa a maior problemática, pois o crime acaba sendo tratado com medidas paliativas se descartando a possibilidade de investir na base, que é a educação.