Entre os atentados atribuídos ao Estado Islâmico, encontra-se o de 13 de novembro de 2015, em Paris. Sobre esse grupo terrorista, é correto dizer que:
a) tem como principal fonte de renda a escravidão sexual.
b) apoia o governo do ditador sírio Bashar al Assad.
c) é fiel à Al-Qaeda, com quem coopera na Síria e no Iraque.
d) proclamou-se um califado em 2014, tendo à frente Abu Bakr al-Baghdadi.
e) não tem atuações fora do Oriente Médio e da Europa.
Respostas
Oi, tudo bom?
É correto dizer que:
d) proclamou-se um califado em 2014, tendo à frente Abu Bakr al-Baghdadi.
O Estado Islâmico se auto proclamou um califado em 2014, quando controlava vastas áreas no Iraque e na Síria.
Entenda:
O que é um califado?
O califado é um sistema político islâmico que traz a noção de unidade política dos muçulmanos. O termo vem desde a época do profeta Maomé, e o califa representa a continuidade do governo do profeta. Seguindo um modelo ocidental de caracterização política, o califado é uma monarquia. Porém é preciso dizer que o Estado Islâmico não teve ou tem apoio da maioria muçulmana, que o considera terrorista por suas ações.
Onde o Estado Islâmico atua?
As atividades principais do grupo se concentram na Síria e no Iraque, porém eles possuem partidários por todo o mundo. Vários grupos extremistas na África e Ásia se juntaram ao Estado Islâmico, como o Boko Haram e o Al-Shabaab. Diversos atentados na Europa também aconteceram promovidos por guerrilheiros do grupo.
Quem são os inimigos do Estado Islâmico?
O Estado Islâmico é um dos grupos principais na Guerra Civil Síria, onde diversos grupos rebeldes guerreiam contra o presidente Bashar Al-Assad. Além disso, os Estados Unidos, a OTAN e Israel são alvos do grupo. Segundo as palavras dos próprios califas, todos os descrentes (não-islâmicos) são inimigos.
Estude mais em:
- Uma carta sobre o estado islâmico
https://brainly.com.br/tarefa/22501368
- Explique as formas de atuação do estado islâmico
https://brainly.com.br/tarefa/7116921
Bons estudos!
Resposta: (ClassRoom - 05/07/2021)
Entre os atentados atribuídos ao Estado Islâmico, encontra-se o de 13 de novembro de 2015, em Paris. No total, 129 pessoas morreram e cerca de 350 ficaram feridas. Esses atentados de 13 de novembro entraram para o rol dos mais sangrentos já perpetrados por grupos radicais islâmicos, ficando atrás apenas dos atentados de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, promovidos pela rede terrorista Al-Qaeda, à época comandada por Osama Bin Laden.
1. Sobre esse grupo terrorista, é correto dizer que: * 1/1
d) proclamou-se um califado em 2014, tendo à frente Abu Bakr al-Baghdadi.
As explosões de bombas na Embaixada dos Estados Unidos, em Nairobi e Dar es-Salaan, em 8 de agosto de 1998, e os atentados de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center e ao Pentágono aterrorizaram e desviaram a atenção do mundo ocidental para os grupos radicais islâmicos fundamentalistas e para o Islão. Noam Chomsky sobre o Islão e as suas relações com grupos terroristas.
2. (Mackenzie - adaptada) A partir do texto, é correto afirmar que: * 1/1
a) no Islão, o código moral e as normas de comportamento são definidos pelo Corão, e a Guerra Santa, contra o mundo ocidental, é pregada por grande parte dos islâmicos fundamentalistas.
Explicação:
1. Feedback
Parabéns, é isso aí!
Letra “d”. Abu Bakr al-Baghdadi autoproclamou-se, em 2014, califa, isto é, o chefe político e espiritual dos muçulmanos. O autoproclamamento ocorreu em um momento em que o Estado Islâmico havia ganhado destaque no mundo inteiro por conta do avanço territorial que conseguiu em meio às guerras civis na Síria e no Iraque.
2. Feedback
Parabéns, é isso aí!
Letra “a”. O Corão, livro sagrado dos muçulmanos, orienta a conduta, as leis e a estrutura de organização familiar, social e política dos países islâmicos. Os fundamentalistas, ou extremistas, partidários de interpretações radicais da tradição islâmica, optaram, como Sayydi Qutb, pela via terrorista.