Carta 1:
“Países desenvolvidos estão tentando limitar o fumo até no meio da rua, pois isso afeta os não fumantes. Mas no Rio de Janeiro nem as leis que proíbem o fumo em shopping centers e supermercados (até nas seções de hortifruti) são respeitadas, obrigando quem não fuma ao convívio com essa poluição. Parte da desobediência deve ser creditada aos donos dos estabelecimentos, que não orientam clientes e funcionários”.
Marcos de Luca Rothen (por e-mail, 13/11), Niterói/RJ
Carta 2:
“A proposta de incluir no Código de trânsito a proibição de dirigir fumando só pode ser mais uma tentativa de obter mais dinheiro com multas. Dirijo há quase 30 anos e nunca fui responsável por uma batida. Muitas vezes o cigarro é que mantém o motorista desperto, principalmente quando dirigindo em estrada. Em vez de propor tal absurdo digno de colégio interno, por que não se cuida de meios ou de soluções para desenvolver o país?”
Carlos Rocque da Motta (por e-mail, 14/11), Rio
Assinale a qual das cartas a afirmação seguinte se refere: É favorável à aplicação da Lei anti-fumo, fazendo analogia com países desenvolvidos.
a) Carta 1
b) Carta 2
Carta 2
Assinale a qual das cartas a afirmação seguinte se refere: Os limites impostos aos fumantes são repugnados, sugerindo-se uma solução para o desenvolvimento do país.
a) Carta 1
b) Carta 2
Assinale a qual das cartas a afirmação seguinte se refere: Traz como argumento a favor da prática de fumar o fato de os motoristas ficarem mais atentos.
a) Carta 1
b) Carta 2
Assinale a qual das cartas a afirmação seguinte se refere: Apresenta fundamento na argumentação, quando estabelece critério mais persuasivo.
a) Carta 1
b) Carta 2
Assinale a qual das cartas a afirmação seguinte se refere: Ambos os textos trazem uma comparação para tentar convencer o leitor sobre a tese defendida: “países desenvolvidos” e “colégio interno”, respectivamente na carta 1 e 2. Qual dessas comparações procura convencer pessoas que estão tentando parar de fumar a fazê-lo, uma vez que não parte de opinião pessoal?
a) Carta 1
b) Carta 2
Respostas
Resposta:
carta 1, carta 2, carta 2, carta 1 e carta 1
Explicação:
A carta 1 relata a tentativa de países desenvolvidos limitarem o fumo em ambientes abertos, alegando que o ato de fumar prejudica não só o fumante, mas o restante das pessoas próximas as quais chamamos "fumantes passivas".
Esta carta se mostra favorável a medidas que diminuam/proibam o ato de fumar em determinados locais.
Já a carta 2 é a carta de um leitor, provavelmente fumante, pois fala em um trecho que "dirige há quase 30 anos e nunca foi responsável por uma batida (ocasionada por distração pelo cigarro)". Nesta carta o leitor critica a proposta de incluir no Código de Trânsito a proibição de dirigir fumando.
Esta carta se mostra desfavorável a medidas que diminuam/proíbam o ato de fumar em determinados locais.
Logo:
É favorável à aplicação da Lei anti-fumo, fazendo analogia com países desenvolvidos.
Para esta questão, a resposta correta é a letra a: Carta 1.
Os limites impostos aos fumantes são repugnados, sugerindo-se uma solução para o desenvolvimento do país.
Para esta questão, a resposta correta é a letra b: Carta 2.
Traz como argumento a favor da prática de fumar o fato de os motoristas ficarem mais atentos.
Para esta questão, a resposta correta é a letra b: Carta 2.
Apresenta fundamento na argumentação, quando estabelece critério mais persuasivo.
Para esta questão, a resposta correta é a letra a: Carta 1.
Qual dessas comparações procura convencer pessoas que estão tentando parar de fumar a fazê-lo, uma vez que não parte de opinião pessoal?
Para esta questão, a resposta correta é a letra a: Carta 1.
Espero ter ajudado!
Leia mais sobre o gênero carta aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/27802276