Respostas
Explicação:
O conjunto de faixas mais largas e numerosas, logo no início da pista, é chamado de cabeceira (1) e indica onde o avião precisa se posicionar para fazer a decolagem ou a partir de onde o piloto deve realizar o pouso. As listras também apontam a largura da pista. Cada uma delas tem por volta de quatro metros.
O número (2) aponta a direção da pista, ou seja, quanto aquela cabeceira está rotacionada em relação ao norte magnético. “Se o piloto se aproxima da pista de decolagem e vê 10, significa que na bússola ele está enxergando 100 graus. A gente usa 10% do valor. Os números variam de 01 até 36”, afirma Fábio.
A linha tracejada (3) sinaliza o eixo da pista, por onde a aeronave se centraliza durante pousos e decolagens. Já as linhas nas laterais (4) indicam o limite lateral da pista.
Localizadas a 150 metros da cabeceira, os pares de três faixas paralelas (5) ao longo da pista indicam o início da zona de toque para a aeronave realizar o pouso. E o par de retângulos é chamado de ponto de visada (6), que é o local ideal para o toque no momento do pouso.